Adolf Hitler (1889-1945), Político

Adolf Hitler (1889-1945), Político

 

Adolf Hitler

Adolf Hitler foi um político Alemão que nasceu na Áustria e que foi líder do Partido Nacional-Socialista Alemão (em alemão: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, abreviado: NSDAP), conhecido como Partido Nazi. Foi Chanceler da Alemanha entre 1933 e 1945 e Chefe de Estado “Führer und Reichskanzler” entre 1934-1945. Hitler é recordado pelo seu papel central na liderança e ascensão do fascismo na Europa, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

Em 1913, Adolf Hitler muda-se para Munique, no Sul da Alemanha. Com a eclosão da Grande Guerra, em 1914, alista-se nas fileiras do Exército Alemão, no 16º Regimento de Infantaria da Reserva da Baviera.

Veterano condecorado na Grande Guerra, Hitler juntou-se ao Partido Alemão dos Trabalhadores (DAP) em 1919 e, em 1921, foi designado líder do partido Partido Nacional-Socialista Alemão (NSDAP). Hitler perpetrou um “coup d’état” (golpe de estado), conhecido por “HitlerPutsch“, uma tentativa fracassada de revolução que ocorreu entre a noite de 8 de Novembro e início da tarde de 9 de Novembro de 1923, quando ele, Erich Ludendorff e outros líderes tentaram, sem sucesso, tomar o poder em Munique. Este golpe foi arquitectado numa cervejaria em Munique.

Esteve aprisionado durante um ano devido ao golpe de estado falhado, ditando os seus pensamentos e filosofias a Rudolf Hess, originando o livro “Mein Kampf” (A Minha Luta).

Após a sua libertação, a 20 de Dezembro de 1924, Hitler adquiriu apoios e simpatias através da promoção do Pan-Germanismo, do anti-semitismo e do anti-comunismo, tudo devido à sua oratória carismática e à propaganda.

Foi nomeado Chanceler a 30 de Janeiro de 1933, pelo então Presidente Paul von Hindenburg, transformando a República de Weimar no Terceiro Reich, uma ditadura de partido único baseada na ideologia totalitária e autocrática que caracterizava o Nazismo.

Hitler ambicionava estabelecer uma Nova Ordem de hegemonia alemã, impondo o domínio absoluto Nazi na Europa. A implementação desta Nova Ordem incluiu o rearmamento da Alemanha, culminando em 1939 com a invasão da Polónia. Na resposta à invasão, o Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha, conduzindo, assim, ao início da Segunda Guerra Mundial.

Nos primeiros três anos a Alemanha e as forças do Eixo ocuparam grande parte da Europa, o Norte de África, o Leste e Sudeste Asiático e parte do Oceano Pacífico. Com o fracasso da invasão Nazi na União Soviética os aliados ganharam vantagem a partir de 1942.

Em 1945, os exércitos aliados tinham invadido a Alemanha, cercando o seu último reduto defensivo.

As forças Nazis, sob as ordens de Hitler, cometeram inúmeros actos violentos durante a guerra, incluindo o assassinato sistemático de 17 milhões de civis, estimando-se em cerca de seis milhões o número de Judeus assassinados durante o Holocausto.

Nos últimos dias da guerra, durante a Batalha de Berlim em 1945, Hitler casou com a sua amante Eva Braun. Para evitar a sua captura pelas forças Soviéticas, os dois cometeram suicídio dois dias depois, a 30 de Abril de 1945. Os seus corpos foram queimados.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
Tratado de Versalhes e Fim do Império Alemão
República de Weimar
Terceiro Reich
Terceiro Reich – Colecção ‘Winterhilfswerk’
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —