Casa Romanov

Casa Romanov

 

Casa Romanov

A Casa Romanov refere-se a uma família nobre russa. Foi a segunda e última dinastia imperial e a família imperial que governou a Moscóvia e o Império Russo durante oito gerações, entre 1613 e 1762. Entre 1762 e 1917, a Rússia foi governada por uma ramificação da Casa de Oldenburgo, que manteve o sobrenome Romanov, hoje ainda utilizado pelos seus descendentes.

O primeiro czar Romanov que a Rússia teve foi Mikhail I. O último foi Nicolau II, assassinado com a sua esposa e filhos no porão da casa Ipatiev na cidade de Ecaterimburgo, em Julho de 1918, após a Revolução Socialista de 1917, liderada pelos bolcheviques.

Correram boatos de que a Grã-duquesa Anastácia, filha do último soberano da Rússia, o Czar Nicolau II, sobrevivera ao massacre e estaria viva, mas cientistas provaram que ela morreu com a sua família, estando sepultada perto da sepultura dos pais.

Em 1924, o Grão-Duque Cyrill Vladimirovich da Rússia, descendente da linha masculina directa patrilinear (neto) de Alexandre II da Rússia, reivindicou a chefia da Casa Imperial de Romanov. A sua neta, grã-duquesa Maria Vladimirovna da Rússia, é a pretendente actual. O seu único filho Jorge Mikhailovich é o seu herdeiro aparente.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Grande Guerra