Castelo de Loket (Burg Elbogen)

Castelo de Loket (Burg Elbogen)

 

Elbogen (Loket)

Elbogen, (em checo: Loket), é uma cidade no distrito de Sokolov na região de Karlovy Vary da República Checa. Tem cerca de 3.100 habitantes. A cidade é conhecida pelo Castelo Loket, um castelo gótico do século XII. O centro histórico da vila está bem preservado e é protegido por lei como Monumento Cultural Nacional.

Loket está localizada a cerca de 6 km a Leste de Sokolov e a 8 km a Sudoeste de Karlovy Vary. Encontra-se em grande parte na Floresta Slavkov, em especial a parte Noroeste da cidade, que se estende até à Bacia de Sokolov. O ponto mais alto é a colina Zelenáč a 707 metros acima do nível do mar. O Rio Ohře atravessa a cidade.

Na segunda metade do século XII, o Castelo Real Loket (em alemão: Elbogen) foi construído num promontório histórico numa curva do Rio Ohře. Era conhecido como a “Chave do Reino da Boémia”. Pouco depois, uma pequena cidade, mencionada pela primeira vez em 1234, surgiu por baixo do castelo.

No início do século XV, a cidade real foi fortificada e transformada num importante ponto de referência da Coroa da Boémia.

No decurso do século XIX, a cidade tornou-se famosa pela fábrica de porcelana local. No entanto, a produção industrial localizava-se nas cidades vizinhas.

A cidade fez parte do Império Austríaco até 1918, no 18º distrito de Falkenau, um dos 94 “Bezirkshauptmannschaften” (Autoridades distritais) na Alta Áustria da Boémia.

Entre 1938 e 1945 foi um dos municípios dos Sudetas.

Em 1945, a população alemã foi expulsa de acordo com os Decretos de Beneš (oficialmente chamados de Decretos do Presidente da República “dekrety presidenta republiky”, para uma série de leis criadas pelo governo em exílio da Checoslováquia durante a Segunda Guerra Mundial na ausência do parlamento checoslovaco).

O monumento histórico mais visitado da cidade é o castelo românico de Loket. No tempo da Casa do Luxemburgo, o castelo serviu de residência temporária aos membros da família real. Durante a Guerra dos Trinta Anos foi conquistado e saqueado pelas tropas suecas. O castelo abandonado ardeu em 1725, tendo sido reconstruído no século XVIII. No final do século XX, o castelo foi objecto de uma reconstrução completa e, posteriormente, foi aberto ao público.

 
CASTELO DE LOKET
 
Castelo Elbogen (Burg Elbogen)

Burg Elbogen

Burg Elbogen, (em checo: Hrad Loket, em português Castelo de Loket), é um castelo Gótico do século XII localizado a cerca de 12 km de Karlovy Vary, na República Checa, implantado numa rocha maciça na cidade de Loket. É rodeado em três dos lados pelo Rio Ohře. Foi conhecido como “O Castelo Inexpugnável da Boémia”, devido às suas paredes espessas, sendo um dos mais antigos e valiosos castelos históricos de pedra do território Checo. É administrado pela Fundação do Castelo de Loket desde 1993 e preservado até hoje como museu e monumento nacional.

Loket, originalmente chamado de “Stein-Elbogen” devido à sua localização rochosa, consta que foi fundado em 870 pelos Margraves de Vohenburg, que se relacionavam, na época, com os duques da Baviera, a quem todos os distritos de Elbogen pertenceram até ao século XII.

A primeira menção escrita de Loket como cidade consta numa escritura de 1234, onde é mencionado o primeiro conde real de Loket. O velho castelo Românico é constituído por duas torres, uma igreja e um edifício localizados na actual Casa do Margrave. A igreja ficava por baixo do castelo, onde existe presentemente a igreja de São Venceslau. A outra torre, já não existente, foi erguida a Nordeste do castelo.

No século XIII, estabeleceu-se uma colónia à volta das muralhas do castelo e, mais tarde, foi elevada a cidade real. Desde 1250 o castelo foi gradualmente alargado e o anterior edifício Românico transformou-se numa fortaleza Gótica frequentemente visitada pelos membros da família real. Sob a regência de Premysl Otakar II, foi construída uma nova parede na fortificação com torres semicilíndricas.

O castelo continuou a ser ampliado até 1420 e em 1434 foi dado como hipoteca ao Chanceler Kaspar Slik por Sigismundo do Luxemburgo como recompensa pela sua ajuda financeira. A sua reconstrução ocorreu na segunda metade do século XV, quando o castelo foi transformado na sede ancestral em representação da administração da Casa de Slik, que durou mais de 100 anos. Durante o século XVI, a Casa de Slik foi a casa de uma das famílias mais ricas do país e mais poderosas da região.

A partir de 1551 e até 1562 o castelo foi administrado pela nobreza de Plauen, mas foi-lhes retirado por causa de má administração tendo sido transferido para os burgueses de Loket. Em 1598 tornou-se um legado hereditário dos burgueses, servindo somente para fins administrativos.

Em 1725 o castelo ardeu e só subsistiu o solo e o subsolo do mesmo. No início do século XIX, a casa do Margrave foi reconstruída e fundou-se um museu de porcelana. Em 1788 foi apresentada uma proposta para a reconversão do castelo em prisão da cidade, ficando os trabalhos concluídos em 1822. A prisão foi abolida em 1948. Desde 1968, o castelo foi administrado pelo Departamento de Antigos Monumentos de Plzeň. O ponto de viragem para a melhoria e abertura do castelo aconteceu em 1962 quando foi novamente devolvido à cidade de Loket. A cidade criou a Fundação do Castelo de Loket que, mais tarde, foi transformado numa corporação benemérita comum.

O castelo é hoje dividido em nove partes diferentes que contêm inúmeros artefactos medievais de interesse histórico. Além da Casa do Margrave, onde é exibida uma exposição de porcelana, e os restos de uma rotunda Românica, a menor de seu tipo na República Checa, o castelo apresenta, também, as celas da prisão e da câmara de tortura, o salão cerimonial e dos casamentos, os brasões históricos e a sala de Arqueologia, onde uma maquete do chamado “encantamento burgrave”, onde o meteorito de Elbogen está em exibição, recria uma torre Românica prismática, do século XV da casa burgrave, a casa do capitão, e um palácio do século XVI, com duas alas e fortificações incorporadas na fortaleza.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Terceiro Reich
Colecção ‘Winterhilfswerk’
— FILATELIA —