1900 – 1919
Samoa, oficialmente o “Estado Independente de Samoa”, anteriormente conhecida como Samoa Ocidental e Samoa Alemã, é um país que abrange a parte ocidental das Ilhas Samoa, na parte Sul do Oceano Pacífico.
As duas principais ilhas de Samoa são Upolu e uma das maiores ilhas da Polinésia, Savai’i.
A cidade capital, Apia, e o Aeroporto Internacional de Faleolo, estão situados na ilha de Upolu.
Samoa está situada a Sul do equador, a meio caminho entre o Havai e a Nova Zelândia, na região da Polinésia do Oceano Pacífico.
A área total é 2.934 km², abrangendo as duas grandes ilhas de Upolu e Savai’i, que representam 99% da área total de Samoa, e oito pequenas ilhotas.
História
Os contactos com os Europeus iniciaram-se no princípio do século XVIII, mas só se intensificaram com a chegada dos Britânicos.
O primeiro relato registado da chegada dos Europeus a Samoa foi o do Holandês Jakob Roggeveen, em 1722. Os Missionários Ingleses e os comerciantes chegaram a Samoa na década de 1830.
Uma expedição Americana comandada por Charles Wilkes, um Oficial da Marinha e explorador, chega a Samoa em 1839.
As operações comerciais Alemãs na área começaram na década de 1850. Em 1877, as empresas comerciais Alemãs em desenvolvimento na área viram com bons olhos a utilização pelas empresas dos EUA, do excelente porto de Pago Pago, em Tutuila (capital da Samoa Americana).
Em meados do século XIX, o Reino Unido, a Alemanha e os Estados Unidos da América reivindicaram partes do reino de Samoa e estabeleceram postos de comércio.
O Chefe Supremo de Samoa, Malietoa Leaupepe, morreu em 1898, sendo sucedido por Malietoa Tooa Mataafa. Os cônsules dos EUA e da Grã-Bretanha apoiaram Malietoa Tanumafili I, filho de Leaupepe.
A Convenção Tripartida de Samoa, uma comissão conjunta de três membros compostos por Bartlett Tripp em representação dos Estados Unidos, Charles Eliot em representação da Grã-Bretanha e Speck ‘Freiherr’ von Sternburg em representação da Alemanha, concordaram na divisão das ilhas.
A Alemanha recebeu a parte Ocidental, (mais tarde conhecida como Samoa Ocidental), contendo Upolu e Savai’i (actualmente Samoa) e outras ilhas adjacentes. Essas ilhas ficaram conhecidas como Samoa Alemã. Os EUA aceitaram Tutuila e Manu’a, que actualmente compõem o território da Samoa Americana. A Grã-Bretanha cedeu os seus direitos sobre Samoa à Alemanha, em troca dos protectorados Alemães das Ilhas Salomão do Norte. A monarquia foi abolida.
O Tratado Germano-Americano de Samoa foi assinado em Washington a 2 de Dezembro de 1899. A área ocidental com as duas principais ilhas Upolu e Savai’i, bem como duas ilhas menores, passaram a fazer parte do Império Alemão. A parte oriental com a ilha Tutuila e algumas ilhas menores passaram para a América. A Inglaterra renunciou a todos os interesses.
O protectorado Alemão inicia-se a 1 de Março de 1900 em Upolu e a 8 Junho de 1900, em Savai’i. O período colonial começou oficialmente a 1 de Março de 1900. Wilhelm Solf foi o primeiro governador.
De todas as possessões coloniais das potências europeias no Pacífico, a Samoa Alemã foi, de longe, a mais próspera. Os subsídios do tesouro Imperial de Berlim que tinham marcado os primeiros oito anos de domínio Alemão deixaram de ser necessários após 1908. Samoa tornava-se numa colónia auto-sustentável.
A Alemanha não tinha forças armadas estacionadas nas ilhas, a não ser a polícia nativa Samoana.
A pedido da Grã-Bretanha, a colónia foi invadida por unanimidade na manhã de 29 de Agosto de 1914 por tropas da Força Expedicionária da Nova Zelândia, no decorrer da Grande Guerra. O Vice-Almirante Conde Maximilian von Spee do Esquadrão Alemão da Ásia Oriental após tomar conhecimento da ocupação dirigiu-se a Samoa com os cruzadores blindados SMS Scharnhorst e Gneisenau SMS, chegando a Apia a 14 de Setembro de 1914. No entanto, tendo verificado que a permanência em Samoa traria apenas uma vantagem temporária, num oceano dominado pelas forças Aliadas, decidiu retirar e as embarcações partiram.
A Nova Zelândia ocupou a colónia Alemã até 1920, vindo a governá-la sob um Mandato Categoria C da Sociedade das Nações (ou Liga das Nações) até à sua independência em 1962 e como um Protectorado das Nações Unidas (ONU) após 1946.
Samoa foi admitida nas Nações Unidas a 15 de Dezembro de 1976.
HISTÓRIA POSTAL DA SAMOA ALEMÃ
Os Serviços Postais Alemães iniciaram-se a partir de 21 de Setembro de 1886.
O “Serviço Postal nos Barcos a Vapor Alemães” foi criado a 21 de Setembro de 1886 em Apia para garantir os interesses comerciais Alemães nos Mares do Sul.
Os Serviços Postais Alemães foram encerrados com a ocupação Britânica a 3 de Setembro de 1914.