Erich Victor Carl August Franke (1865-1936), General

Erich Victor Carl August Franke (1865-1936), General

 

Erich Victor Carl August Franke

Erich Victor Carl August Franke foi um oficial militar alemão e último comandante da “Schutztruppe” (nome oficial das tropas coloniais nos territórios africanos do império colonial alemão do final do século XIX até 1918), no Sudoeste Africano Alemão.

Victor Franke nasceu em Zuckmantel, na Silésia austríaca. Foi Bezirksamtmann (oficial de distrito) em vários locais no Sudoeste Africano Alemão, especialmente em Ovamboland e Kaokoveld. Estacionado em Outjo de 1899 até 1910, esteve envolvido em várias campanhas contra as tribos indígenas que resistiram ao governo colonial alemão.

Nas fases iniciais da Revolta dos Hereros (revolta do Povo Herero e do Povo Namas) de 1904, foi apelidado de “Herói de Omaruru”, por causa da sua vitória sobre os Herero, numericamente superiores em Omaruru. Também teve campanhas bem-sucedidas contra os Herero em Okahandja e Windhoek. No início da Grande Guerra liderou um contra-ataque bem-sucedido contra forças portuguesas em Naulila, em Angola, uma colónia Portuguesa.

Em 12 de Novembro de 1914 foi comandante da “Schutztruppe” após a morte de Joachim von Heydebreck. Victor Franke e 2.166 homens renderam-se às forças Sul-Africanas perto de Khorab em 9 de Julho de 1915. Cinco semanas depois, as tropas Sul-Africanas controlavam toda a colónia alemã. Em 1919, Franke deixou o Sudoeste Africano e, em 1920, aposentou-se do exército alemão com o posto de Major-General.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Colónias Alemãs e Postos de Correio Alemão no Estrangeiro