Flexenstraße, (em português: Estrada Alpina Austríaca), situada a 1773 metros de altitude, é uma passagem de alta montanha nos Alpes austríacos no Bundesland de Vorarlberg, o estado (Land) federal mais Ocidental da Áustria. O único estado federal austríaco, que compartilha uma fronteira com Vorarlberg é o estado do Tirol, a Leste.
No século XV-XVI o caminho que existia para a passagem de animais sobre Flexenpass chamava-se “Estrada Rural” (Landstraße).
A ‘Flexenpass’ liga o vale superior do Rio Lech entre Warth, Lech, e Zürs com Klostertal perto de Stuben.
A 3 de Agosto de 1895, com a supervisão do arquitecto Johann Bertolini (entre 1895 e 1897) iniciou-se a construção da estrada do Flexenpass, ligando Lech a Warth.
O primeiro troço da nova Flexenpass foi inaugurado a 11 de Outubro de 1897, ficando pronta a passagem. Logo de início a estrada já estava protegida do perigo de avalanche com coberturas protectoras, construindo-se igualmente um túnel e, em seguida, uma ponte sobre Hölltobel. A estrada tinha apenas 3 metros de largura.
Em 1909 foi concluída a estrada para Lech Valley.
Em 1933, Flexenpass foi declarada por regulamento do Governo Federal no plano rodoviário alemão.
A partir de 1936, Flexenpass era regularmente limpo no inverno e mantinha-se transitável. Até então, a estrada conservava-se praticamente sempre limpa até ao Pentecostes.
A partir de 1948, fundos substanciais do Plano Marshall foram utilizados no melhoramento da estrada, de forma a torná-la mais segura contra as avalanches.
Em 2000, foi revelada a intenção de se construir um túnel de Stuben para Zürs. No entanto, os planos foram abandonados por falta de fundos.