Johann Christoph Friedrich von Schiller nasceu em Marbach, Vurtemberga, e foi um dramaturgo, historiador, filósofo e poeta alemão. Durante os últimos dezassete anos da sua vida (1788-1805), Schiller travou uma produtiva e complexa amizade com o já famoso e influente Johann Wolfgang von Goethe.
Frequentemente discutiram questões relativas à Estética e Schiller incentivou Johann Goethe para terminar as obras que ele tinha deixado apenas em esboços. Esta relação e estas discussões conduziram a um período agora conhecido como o Classicismo de Weimar.
Trabalharam igualmente juntos em “Die Xenien”, uma colecção de curtos poemas satíricos, em que Goethe e Schiller desafiavam os opositores à sua visão filosófica.
Em 1766, Schiller e a sua família vão viver em Ludwigsburg. Nessa altura, chama a atenção de Karl Eugen, Duque de Vurtemberga (Württemberg).
Entrou então para a Karlsschule, em Estugarda (uma Academia Militar de elite fundada pelo Duque), em 1773, onde, eventualmente, estudou medicina. Em 1780, foi trabalhar como médico regimental em Estugarda, um trabalho que ele não apreciava em particular.
Após a exibição da peça “The Robbers” em Mannheim, em 1781, Schiller foi preso, condenado a 14 dias de prisão e proibido por Karl Eugen de publicar quaisquer obras suplementares.
Schiller foge de Estugarda, em 1782, via Frankfurt, Mannheim, Leipzig e Dresden, com destino a Weimar, onde se estabeleceu em 1787. Em 1789, foi nomeado professor de história e filosofia em Jena, onde só escreveu obras sobre história.
Regressa a Weimar em 1799. Goethe convence-o a voltar à dramaturgia. Goethe fundou o teatro de Weimar, que se tornou o principal teatro na Alemanha. A sua colaboração ajudou a levar ao renascimento do teatro e da representação na Alemanha.
Schiller escreveu muitos artigos filosóficos sobre ética e estética. Elaborou o conceito de Christoph Martin Wieland sobre a “Schöne Seele” (a beleza da alma).
A sua obra filosófica também estava particularmente relacionada com a questão da liberdade humana, uma preocupação que também conduziu as suas pesquisas históricas tais como, a Guerra dos Trinta Anos e a Revolta Holandesa e, em seguida, lhe indicou o caminho certo para os seus dramas, “The Wallenstein Trilogy”, que diz respeito à Guerra dos Trinta Anos e “Don Carlos”, que aborda a revolta dos Países Baixos contra a Espanha.
Pelas suas criações, Schiller foi enobrecido em 1802 pelo Duque de Weimar, adicionando a nobre partícula “von” ao seu nome. Ele permaneceu em Weimar, na Saxo-Weimar até à sua morte, aos 45 anos.