Friedrich Wilhelm IV (1795-1861), Rei da Prússia

Friedrich Wilhelm IV (1795-1861), Rei da Prússia

 

Frederico Guilherme IV

Friedrich Wilhelm IV, (em português: Frederico Guilherme IV), foi Rei da Prússia desde 7 de Junho de 1840 até à sua morte. Era descendente da dinastia Hohenzollern. Durante o seu reinado foi confrontado com duas convulsões elementares: a Revolução Industrial e a exigência burguesa de uma voz política.

A primeira fase do reinado (de 1840 a 1848) foi inicialmente marcada por concessões, nomeadamente no que respeitava à flexibilização da censura, à amnistia de pessoas perseguidas politicamente e à reconciliação com a população católica. Com estas medidas, Friedrich Wilhelm pretendeu retirar da discussão a exigência em curso da criação e implementação de uma constituição na Prússia. No entanto, não foi bem-sucedido, tendo retirado muitas das concessões ainda antes do início da revolução de 1848.

Na segunda fase do governo (de 1848 a 1849), o rei conseguiu reconquistar a sua posição absolutista. Ao rejeitar a coroa imperial e ao suprimir militarmente as revoltas dos territórios sob a alçada da Prússia, como no Reino da Saxónia, no Grão-Ducado de Baden e no Palatinado, deu um contributo decisivo para o fim da revolução.

Na terceira fase do seu reinado (de 1849 a 1858), transformou o Estado numa monarquia constitucional com uma constituição promulgada e várias vezes emendada, de acordo com os seus ideais. Durante este período, expandiu o território estatal para incluir as terras de Hohenzollern e parte da Baía de Jade, a fim de poder estabelecer o porto de guerra prussiano de Wilhelmshaven.

Finalmente, por razões de saúde, teve de transferir os assuntos de Estado para o seu irmão mais novo Guilherme (Wilhelm I), que o sucedeu ao trono.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães
FILATELIA