Georg Paul Erich Hilgenfeldt (1897-1945), Político

Georg Paul Erich Hilgenfeldt (1897-1945), Político

 

Georg Paul Erich Hilgenfeldt

Georg Paul Erich Hilgenfeldt, natural de Berlim, Alemanha, foi um funcionário público alemão e oficial administrativo do NSDAP e líder das Schutzstaffel (SS), uma organização paramilitar ligada ao Partido Nazi e a Adolf Hitler na Alemanha Nazi.

Hilgenfeldt trabalhou, a partir de 1928, no “Angestellter im Statistischen Reichsamt” (Escritório de Estatística do Reich). Em 1 de Agosto de 1929, filiou-se no NSDAP (número de membro 143.642). Em 1932 passou a líder distrital do NSDAP e, em 1933, foi “Gauinspektor der Inspektion I Groß-Berlin” (Inspector Distrital da Grande Berlim) do NSDAP.

Hilgenfeldt chefiou o gabinete para o Bem-Estar Popular do NSDAP, em simultâneo com a organização para o “Bem-Estar Popular Nacional Socialista (NSV)”. Ao organizar uma campanha de caridade para comemorar o aniversário de Hitler, em 20 de Abril de 1931, Joseph Goebbels nomeou-o chefe do Nationalsozialistische Volkswohlfahrt (NSV). O NSV foi nomeado o único órgão de bem-estar do Partido Nazi em Maio de 1933. Em 21 de Setembro de 1933, foi nomeado comissário do Reich para o “Winterhilfswerk des Deutschen Volkes” comummente conhecido por “Winterhilfswerk” (WHW) (Auxílio de Inverno do Povo Alemão). O NSV era a segunda maior organização de grupo nazi em 1939, atrás apenas da Frente Trabalhista Alemã.

A partir de Novembro do mesmo ano, Hilgenfeldt foi membro da Câmara de Trabalho do Reich (Reichsarbeitskammer), bem como da Academia de Direito Alemão e Juiz Honorário do Supremo Tribunal de Honra e Disciplina. Como líder do NSV, também foi Líder das mulheres do Reich (Reichsfrauenführerin). Em virtude do seu cargo no NSV, chefiou o sindicato alemão das organizações de caridade privadas, que incluía, entre os seus membros, a organização da Missão Interna Protestante e a Caritas Católica, bem como o próprio NSV. A partir de 1933, também serviu no “Landtag” (Parlamento) da Prússia, além de ser membro do “Reichstag” (o pseudo-Parlamento do Terceiro Reich, de 1933 a 1945).

Em 9 de Setembro de 1937, Hilgenfeldt tornou-se membro das “SS” como Oberführer (patente militar utilizada pela “SS” na Alemanha Nacional Socialista entre 1932 e 1945) e, em 1939, foi líder da “SS-Brigadeführer“ (Brigada das SS) e “Hauptamtsleiter” (Oficial Chefe).

No decurso da carreira não foi apenas nomeado juiz honorário, mas também nomeado presidente da Associação do Reich para Apoio ao Ofensor (Reichsverband für Straffälligenbetreuung). Além disso, foi também premiado com a “Danziger Kreuz” (Cruz de Danzig, uma condecoração nazi da Cidade Livre de Danzig). Por fim, alcançou o posto de Gruppenführer (patente equiparada à de Tenente-General).

Hilgenfeldt desapareceu em Maio de 1945. Acredita-se que terá cometido suicídio em Berlim, mas as circunstâncias de sua morte ainda hoje não são claras.

Hilgenfeldt tinha uma irmã, Hedwig, que declarou oficialmente a morte de Hilgenfeldt e da sua esposa Leopoldina no cartório de Berlin-Charlottenburg, em 1957.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
Terceiro Reich
Terceiro Reich – Colecção ‘Winterhilfswerk’