Guerra Austro-Prussiana (de 14 de Junho a 23 de Agosto de 1866)

Guerra Austro-Prussiana (de 14 de Junho a 23 de Agosto de 1866)

 

Guerra Austro-Prussiana

A Guerra Austro-Prussiana decorreu entre 14 de Junho e 23 de Agosto de 1866. Marcou profundamente a penúltima etapa do caminho para a unidade alemã antes da proclamação do Império. Teve origem na substituição da Áustria pela Prússia como potência dominante na Alemanha. Otto von Bismarck, depois de ter obtido a neutralidade da Rússia e da França, conseguiu estabelecer uma aliança com a Itália, provocando em seguida a guerra entre os austríacos e os prussianos.

A 14 de Junho, após o abandono das conversações, a Áustria mobilizou o exército federal. A Prússia iniciou imediatamente a sua campanha contra esta monarquia do Danúbio, com a ajuda e apoio de vários estados alemães, tais como Baden, Baviera, Hanôver, Hesse, Saxónia e Vurtemberga. Em Custozza, a Áustria venceu a Itália em terra, a 24 de Junho, e no mar, em Lissa, a 20 de Julho. Entretanto, a Prússia conseguia uma vitória decisiva em Königgrätz-Sadowa sobre os austríacos, facilitando a entrada das tropas prussianas em Viena.

Bismarck, no entanto, receando uma intervenção francesa, entrou desde logo em negociações. A 26 de Julho de 1866 decorreram em Nikolsburgo conversações entre a Prússia e a Áustria, que foram seguidas pela Paz de Praga, a 23 de Agosto desse mesmo ano. A Áustria não só cedeu a região do Véneto à Itália, como também reconheceu a dissolução da Confederação Germânica. Bismarck anexou à Prússia as localidades de Hanôver, Hesseen- Kassel, Nassau e Frankfurt.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
Estados Antigos Alemães
Confederação da Alemanha do Norte
Império Alemão