Hamburg, oficialmente “Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo”, é a segunda maior cidade da Alemanha, o décimo quinto maior estado alemão, e a sexta maior cidade da União Europeia. Situado no Rio Elba, o porto de Hamburgo é o segundo maior porto da Europa, a seguir ao porto de Roterdão, e o décimo primeiro maior do mundo.
Ao longo dos séculos, Hamburgo foi sempre uma cidade internacional. Não o é apenas por causa de sua posição no comércio internacional, mas também pelas suas dimensões políticas. Um dos portos mais importantes da Europa e do mundo, Hamburgo tem um grande orgulho do seu fundo mercantil, que ajudou a construir a riqueza da cidade nos séculos passados.
Desde 1241, é membro da Liga Hanseática, um monopólio do comércio medieval no Norte da Europa. No século XIX e início do século XX, milhões de pessoas deixaram a Europa em direcção ao novo mundo através do porto de Hamburgo. A cidade é conhecida por ser uma das mais ricas áreas metropolitanas da União Europeia, juntamente com Bruxelas e Londres.
Os devastadores ataques aéreos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial destruíram grande parte da cidade, particularmente o porto e algumas áreas residenciais, matando dezenas de milhares de pessoas e deixando mais de um milhão de desalojados, no entanto, muito do seu valor histórico foi preservado.
A cidade de Hamburgo tem uma reputação bem merecida como “Gateway” (porta aberta) da Alemanha para o mundo e é uma das cidades mais ricas da Europa. No total, existem na cidade mais de 120.000 empresas.
JARDIM ZOOLÓGICO HAGENBECK
O Tierpark Hagenbeck é um jardim zoológico localizado em Stellingen, Hamburgo, na Alemanha.
Foi fundado em 1907 por Gottfried Claes Carl Hagenbeck, um vendedor de peixe de sucesso de Hamburgo e expositor de animais.
É conhecido por ser o primeiro jardim zoológico a utilizar recintos abertos rodeados por fossos, em vez de gaiolas gradeadas, para melhor aproximar os ambientes naturais dos animais. O seu aquário, que abriu em 1864, foi o primeiro do mundo.
Hagenbeck faleceu em 1913, mas o seu jardim zoológico permaneceu popular até ao início da Grande Guerra. Durante a mesma, muitos dos guardas foram recrutados para o exército alemão. Como os militares tinham levado cavalos de civis para utilização na frente de batalha, muitos dos animais de Hagenbeck foram alugados para utilização como animais de tracção para transporte de carvão e madeira em entregas ao domicílio. Não era raro ver elefantes e ursos treinados atrelados a carroças pesadas. Após a guerra, o jardim zoológico fechou durante dois anos, quando a Alemanha entrou numa depressão profunda. Durante o bombardeamento de Hamburgo na Segunda Guerra Mundial, o jardim zoológico original foi destruído. Após a guerra, o jardim zoológico foi reconstruído.
O jardim zoológico privado ainda é gerido pela família Hagenbeck.