Johann Damasus (Johann I) (1801-1873), Rei da Saxónia

Johann Damasus (Johann I) (1801-1873), Rei da Saxónia

 

João I da Saxónia

Johann Nepomuk Maria Joseph Anton Xaver Vincenz Aloys Luís de Gonzaga Franz de Paula Stanislaus Bernhard Paul Felix Damasus (Johann von Sachsen), (em português: João I da Saxónia), governou o reino da Saxónia como Rei João, a partir de 1854, após a morte do seu irmão Friedrich August II. Também trabalhou como tradutor sob o pseudónimo de “Philalethes”.

João era o terceiro filho de Maximiliano, Príncipe Herdeiro da Saxónia, e da sua primeira esposa Carolina de Parma. Durante a maior parte da sua vida, João teve poucas hipóteses de herdar a coroa da Saxónia. Antes dele estavam o seu pai e os seus dois irmãos mais velhos, Frederico Augusto e Clemente. Contudo, em 1822, Clemente morreu sem descendentes em Itália e João passou apenas a ter o seu irmão Frederico à sua frente na linha de sucessão.

João tornou-se Rei da Saxónia (João I) após a morte do irmão Frederico Augusto II no dia 9 de Agosto de 1854. Com o seu governo veio a aceitação do Tratado Comercial Francês (1862) e o início das negociações para um contrato semelhante com a Itália. Reinou sob a influência do seu primeiro-ministro Friedrich Ferdinand von Beust para resolver a questão da Grande Alemanha (Großdeutsche Lösung), um acordo imperial (para inclusão da Áustria). Em 1866, a Saxónia lutou ao lado da Áustria na Guerra Austro-Prussiana. Finalmente, após a derrota na Batalha de Königgrätz, a Saxónia juntou-se à Confederação da Alemanha do Norte e, em 1871, ao Império Alemão sob a hegemonia do Reino da Prússia.

João da Saxónia morreu dois anos depois, aos setenta e um anos.

Além do seu trabalho político, João dedicava-se à literatura. Com o pseudónimo de “Philalethes” traduziu a Divina Comédia de Dante para a língua alemã. Algumas partes deste trabalho encontram-se no Castelo Weesenstein.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães
FILATELIA