Luitpold Karl Joseph Wilhelm, Prinzregent des Königreiches Bayern, (em português: Leopoldo, príncipe regente da Baviera), foi o regente, e de facto rei, da Baviera de 1886 até à sua morte, devido à incapacidade de seus sobrinhos, Luís II (Ludwig II) e Oto (Otto I). A sua regência trouxe grande prosperidade cultural para Munique. Para a Baviera significou a mudança gradual dos interesses da Baviera para os do Império Alemão.
Em 10 de Junho de 1886, seu sobrinho, o rei Luís II, foi declarado mentalmente incapaz para reinar, o que fez com que Leopoldo fosse nomeado regente. Após a misteriosa morte de Luís II, ocorrida poucos dias depois, Leopoldo continuou a ser regente do novo rei, Oto, irmão de Luís II e, portanto, também sobrinho de Leopoldo.
Leopoldo foi acusado de ter assassinado o seu sobrinho Luís, mas após uma política de lavagem de imagem com acções, como abrir ao público os luxuosos castelos do seu sobrinho (em 1 de Agosto de 1886) para que as pessoas pudessem, assim, contemplar o luxo em que o “Rei Louco” viveu, o príncipe acabou por se tornar um dos governantes mais populares da Baviera.
A regência de Leopoldo foi caracterizada por actividades culturais e artísticas na Baviera, que prosperou sob um governo liberal, e Munique, a capital da Baviera, tornou-se um centro cultural da Europa.