Marie Pierre Joseph François Koenig, mais conhecido por Marie-Pierre Koenig, foi um General francês durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra foi postumamente elevado à dignidade de Marechal da França em 1984.
Após o serviço activo durante a Grande Guerra e, mais tarde, no Norte de África, Koenig fez campanha na Noruega e na França durante o início da Segunda Guerra Mundial. Evacuado para a Inglaterra em Junho de 1940, Koenig juntou-se ao movimento do General Charles de Gaulle e subiu firmemente nas Forças da França Livre, destacando-se na conquista do Gabão em 1940 e na defesa de Bir Hakeim, na Líbia, contra terríveis ataques do General alemão Erwin Rommel em 1942.
Serviu como assistente do Chefe do Estado-Maior do Exército e como delegado da França Livre no Quartel-General supremo dos Aliados, do General Dwight D. Eisenhower, em Inglaterra. Em Junho de 1944 foi designado Chefe das Forças do Interior da França, o exército de Resistência na França ocupada pelos alemães, e em Agosto foi nomeado governador militar da Paris libertada. No final da Segunda Guerra Mundial, Koenig já era o Comandante do Exército francês na Alemanha.
Koenig foi inspector-geral no Norte da África em 1949 e depois vice-presidente do Conselho Supremo de Guerra em 1950. Aposentou-se logo depois, mas mais tarde foi eleito para a Assembleia Nacional como deputado gaullista tendo servido durante dois breves mandatos como Ministro da Defesa (1954 e 1955).