Münster é uma cidade no estado federal de Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha.
Situa-se na parte Norte do estado, e é considerada o centro cultural da região da Vestfália.
É uma cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).
A cidade tem um carácter universitário. Uma elevada percentagem da população é composta por estudantes universitários.
A Universidade de Münster (Westfälische Wilhelms-Universität, WWU) é a quarta maior e uma das mais antigas da Alemanha.
O nome Münster é derivado da palavra “monasterium” (mosteiro em latim), em referência ao mosteiro fundado no ano 793 d.C..
A Paz de Vestfália foi negociada em Münster e Osnabrück. Foi assinada em 24 de Outubro de 1648 na Sala da Paz da Câmara de Münster e encerrou a Guerra dos Trinta Anos e a Guerra dos Oitenta Anos.
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a região foi severamente bombardeada pelos aliados, as Forças Armadas alemãs actuaram apenas em escala multinacional, no âmbito da União Europeia (UE) e das Nações Unidas (ONU).
Por esta razão, o Bundeswehr (as Forças Armadas unificadas da Alemanha e sua administração civil e autoridades de aprovisionamento) está integrado em várias unidades multinacionais, como o Primeiro Corpo do Exército Alemão-Holandês, com base em Münster.
A cidade também é conhecida na Alemanha por “Cidade das Bicicletas” contando com mais de 500 mil bicicletas (cerca de 1,6 bicicletas por habitante).