
Otto Eduard Leopold von Bismarck-Schönhausen
Otto Eduard Leopold von Bismarck-Schönhausen, Príncipe de Bismarck, Duque de Lauenburg, foi um nobre, diplomata e político prussiano, e uma personalidade internacional de destaque do século XIX.
Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século XIX. Coube-lhe o lançamento das bases do Segundo Império, ou 2º Reich (1871-1918), que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na sua história a existência de um Estado nacional único.
Para unificar a Alemanha, Bismarck desprezou os recursos do liberalismo político, preferindo a política da força, assim como tomou firmes atitudes anticlericais contra a Igreja católica numa política que ficou conhecida por Kulturkampf (luta pela cultura).
Bismarck recebeu o título de Graf von Bismarck-Schönhausen (Conde de Bismarck-Schönhausen) em 1865. O seu título condal foi utilizado por todos os seus herdeiros, em linha masculina.
Em 1871, recebeu o título recém-criado de Fürst von Bismarck (Príncipe de Bismarck) com o título de Durchlaucht (Alteza Sereníssima). Este título principesco só foi herdado pelo mais velho dos seus herdeiros.
Em 1890, Bismarck conseguiu o título de Herzog von Lauenburg (Duque de Lauenburg). O ducado era um dos territórios que a Prússia tomou do Rei da Dinamarca em 1864.
Bismarck ambicionava ser mediatizado entre as Casas da Alemanha, ou seja, deixar de depender do poder supremo do Imperador (Kaiser). Tentou persuadir o Kaiser Guilherme I que lhe deveria ser atribuído a soberania do ducado de Lauenburg, em recompensa por seus serviços à família imperial e ao Império Alemão. Esta nova ideia foi rejeitada pelo imperador conservador, que pensou que tinha dado ao chanceler recompensas suficientes.
Depois de ter sido forçado pelo soberano a renunciar, recebeu o título puramente honorífico de “Duque de Lauenburg”, sem o próprio ducado e a soberania que teria transformado a sua família numa Casa mediatizada.
Após a morte de Bismarck, em 1898, o seu ducado, mantido apenas enquanto fosse vivo, foi extinto.