Ponte Mangfall (Mangfallbrücke)

Ponte Mangfall (Mangfallbrücke)

 

Mangfallbrücke

Mangfallbrücke, (em português: Ponte Mangfall), é uma ponte alemã em auto-estrada que atravessa o Vale Mangfall, a Norte de Weyarn, na Alta Baviera. Faz parte da “Bundesautobahn 8” entre Munique e Rosenheim.

A ponte original, desenhada pela German Bestelmeyer, foi inaugurada em Janeiro de 1936 e foi uma das primeiras grandes pontes da Autoestrada do Império (Reichsautobahn) e influente na sua concepção.

Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a “Wehrmacht” (exército alemão) em retirada destruiu a ponte com explosivos; o convés Ocidental e o pilão foram completamente destruídos, o pilão Oriental foi seriamente danificado. Foi substituída por uma estrutura temporária em 1948.

Em 1957, a Dyckerhoff & Widmann (Dywidag) ganhou o contrato para a construção de uma ponte de substituição permanente. Esta ponte, com 108 metros de comprimento e 63 metros de altura, é uma ponte de concreto pré-esforçado com vigas paralelas com 6,6 metros de altura, constituída por postes e diagonais em cruz. A ponte tem um tabuleiro inferior contendo uma faixa para peões e bicicletas. A construção teve lugar entre 1958 e 1960.

A ponte actual consiste numa substituição construída entre 1958 e 1960, desenhada por Gerd Lohmer e Ulrich Finsterwalder, e um segundo vão para tráfego unidireccional que foi acrescentado no final dos anos 70, quando a auto-estrada foi ampliada para seis faixas.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
Terceiro Reich
Colecção ‘Winterhilfswerk’
— FILATELIA —