Saalebrücke Rudolphstein, (em português: Ponte Rudolphstein sobre o Rio Saale ou Ponte da Unidade Alemã), é uma estrutura na auto-estrada federal 9 (Berlim – Munique) que atravessa o Rio Saale perto de Rudolphstein, que forma aqui a fronteira entre os Estados da Turíngia e da Baviera.
A estrutura consiste em três pontes paralelas e suportes entre os cruzamentos Bad Lobenstein e Rudolphstein. A ponte, arqueada, foi aberta ao tráfego pela primeira vez a 27 de Setembro de 1936 e era uma das grandes pontes do programa de construção de Autoestradas do Império (Reichsautobahn) na era Nazi. Foi o modelo para muitas pontes semelhantes.
O viaduto foi construído no prazo de um ano. Cada faixa de rodagem direccional era suportada pela sua própria ponte arqueada de 9,05 m de largura. No sentido longitudinal, a estrutura de 254 metros de comprimento tem oito aberturas com arcos semi-circulares, cada uma com uma largura clara de 27 metros. As superfícies visíveis da estrutura de alvenaria são revestidas a granito. No extremo Norte da ponte em direcção a Munique, foi construída uma extensão tipo baluarte, que serviu de área de descanso e plataforma de observação para o vale do Saale. Existia um pilão com uma águia soberana e uma suástica sobre a plataforma. Um selo na série “Edifícios Modernos dos Correios Alemães para a Organização de Auxílio de Inverno do Povo Alemão (Winterhilfswerk)” tinha a ponte como motivo em 1936, assim como um cartaz publicitário sobre a “Reichsautobahnen” (Autoestrada do Império).
Perto do fim da Segunda Guerra Mundial, a 13 de Abril de 1945, a ponte foi muito danificada depois de as tropas alemãs a terem explodido.
Esteve intransitável durante os 21 anos seguintes. Só após a assinatura de um acordo entre a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA), em 1964, é que a estrutura foi reparada e reaberta ao tráfego no Natal de 1966. Até então, a auto-estrada para Berlim entre a Schleizer Dreieck (RDA) e a estrada de ligação Berg/Bad Steben (Baviera) esteve encerrada. Em 1987, a superfície da estrada de betão e a vedação da ponte foram renovadas.
Como parte da expansão de seis faixas da auto-estrada, foi construída uma nova ponte de betão pré-esforçado junto à antiga estrutura para a faixa de rodagem de Berlim entre Abril de 1994 e Abril de 1996. Seguiu-se, em 1996, a substituição da laje da faixa de rodagem na antiga ponte arqueada.
RIO SAALE
O Saale é um rio que se situa na Alemanha. É um afluente do Rio Elba e nasce na Baviera. Tem 413 km de comprimento e nasce a 728 metros de altitude.
Debita em média 115 m3/s e percorre, além da Baviera, os estados de Saxónia-Anhalt e Turíngia. As cidades mais importantes que banha são Jena e Halle (Saale).