Lëtzebuerg, (em português: Luxemburgo; em francês: Luxembourg; em alemão: Luxemburg), é uma comuna do Luxemburgo com estatuto de cidade, pertencente ao distrito de Luxemburgo e ao cantão de Luxemburgo, e a capital do país.
Luxemburgo é uma cidade muito desenvolvida em termos comerciais e industriais.
A área metropolitana de Luxemburgo, que inclui Hesperange, Sandweiler, Strassen e Walferdange, tem uma população de 103.973 habitantes.
Luxemburgo é uma das cidades mais ricas da Europa e tornou-se num importante centro financeiro e administrativo. A cidade de Luxemburgo contém várias instituições da União Europeia (UE), incluindo o Tribunal de Justiça Europeu, o Tribunal de Contas e o Banco Europeu de Investimento.
PORTA DAS TRÊS TORRES EM LUXEMBURGO
Les Trois Tours, (em português: Porta das Três Torres), é uma porta medieval localizada na rota da antiga estrada romana que ligava Arlon a Trier, na cidade de Luxemburgo situada no Grão-Ducado do Luxemburgo. De acordo com a época, já se apelidou de “Reuberspforte”, “Porte du Dünnebusch” ou “Altpforte”.
Esta porta é composta por duas torres redondas do século XIV e uma habitação central quadrada do século XII. A fracção mais antiga fazia parte da primeira muralha medieval. Durante séculos e até 1810, a Porta das Três Torres serviu como porta de entrada para a parte da cidade mais alta e também como prisão.
Memorias antigas relatam que as masmorras estavam localizadas em salas subterrâneas. Também se relata a existência de cordas para baixar e subir os presos.
Após o Tratado de Londres (1839), a Porta das Três Torres perdeu a sua importância defensiva. Em 1870, o fosso e a ponte de pedra construída em frente ao portão foram destruídos.
A entrada da porta medieval é precedida pelo pequeno Baluarte do Governador. Construído em 1606, este pequeno bastião deveria proteger a área em redor do portão. O pequeno bastião, de formato irregular, circunda o pátio do tribunal, que já foi a residência do governador. Foi transformado num terraço do jardim do palácio em 1828.