
Herero (Povo)
Hereros ou, raramente, hererós são um povo bantu que habita a Namíbia, o Botswana e Angola. As suas situações e características são relativamente diferentes nos três países.
Diferentemente da maioria dos demais povos bantus, que hoje são fundamentalmente agricultores, os hereros são tradicionalmente pastores. Embora sejam um povo bantu, há evidências de que o povo herero, e a língua por eles falada, receberam influências das antigas populações cuxíticas, (originários do Reino de Cuxe, que foi um antigo reino africano situado a Sul de Assuão, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo, onde hoje se localiza o Sudão), do Norte da África.
É normal que populações hereros ainda cruzem frequentemente a fronteira, por exemplo, entre Angola e Namíbia, nos dois sentidos, em diferentes períodos do ano. A maioria dos hereros vive, actualmente, na Namíbia.
Os Hereros tal como o Povo Namas terão sido as primeiras vítimas de genocídio no século XX, na antiga colónia alemão do Sudoeste Africano, pelas mãos dos alemães.