Sankt Martin (Rota do Vinho do Sudoeste) (Südliche Weinstraße)

Sankt Martin (Rota do Vinho do Sudoeste) (Südliche Weinstraße)

 

Sankt Martin

Sankt Martin é um município do distrito da Rota do Vinho do Sudoeste (em alemão: Südliche Weinstraße), na Renânia-Palatinado. Pertence ao município de Maikammer, no qual é o município mais pequeno, com 1.700 habitantes. A viticultura é um importante factor económico do município.

Situa-se a Noroeste do distrito de “Südliche Weinstraße”. Situada numa dobra de um vale alongado, o chamado Vale de Sankt Martin, o município encosta-se à vertente Oriental do Haardt (Floresta do Palatinado). A planície do Reno estende-se em direcção a Leste.

A zona foi povoada desde a época romana. No entanto, a primeira menção documental do povoado só ocorre em 1149, mas presume-se que existia uma aldeia neste local desde o século VII.

Até ao final do século XVIII, Sankt Martin pertencia ao “Hochstift Speyer”, um território englobado no Sacro Império Romano-Germânico e domínio secular do Príncipe-Bispo de Speyer até à sua secularização definitiva em 1803.

De 1798 a 1814, quando o Palatinado fazia parte da República Francesa (até 1804) e depois do Império Napoleónico, Sankt Martin foi incorporada no cantão de Edenkoben, no departamento do Baixo Reno, e tinha a sua própria câmara municipal. Em 1815, o município contava com um total de 1.400 habitantes. No mesmo ano, a aldeia foi anexada à Áustria. Apenas um ano mais tarde, a aldeia, tal como todo o Palatinado, passou para o Reino da Baviera. De 1818 a 1862, Sankt Martin pertenceu ao “Landkommissariat Landau”, que posteriormente se converteu em “Bezirksamt Landau”.

A partir de 1939, a cidade passou a fazer parte do “Landkreis an der Pfalz”.

Após a Segunda Guerra Mundial, Sankt Martin passou a fazer parte do recém-formado Estado da Renânia-Palatinado, na zona de ocupação francesa. No decurso da primeira reforma administrativa na Renânia-Palatinado, a cidade passou a fazer parte do recém-criado distrito administrativo de “Landau-Bad Bergzabern” em 7 de Junho de 1969, que foi renomeado distrito administrativo de “Südliche Weinstraße” em 1978. Em 1972, Sankt Martin foi atribuída ao município de “Maikammer”, igualmente recém-criado. Devido à dissolução deste último, Sankt Martin fez inicialmente parte do município de “Edenkoben” a partir de Julho de 2014, antes de o município de Maikammer ser restaurado um ano mais tarde por decisão do Tribunal Constitucional.

 
ROTA DO VINHO DO SUDOESTE

Südliche Weinstraße

Südliche Weinstraße, (em português: a Estrada do Vinho do Sudoeste ou Rota do Vinho do Sudoeste), é um distrito (kreis ou landkreis) da Alemanha localizado no estado da Renânia-Palatinado.

Em 27 de Maio de 1832 ocorreu, no Castelo de Hambach, o Festival de Hambach (Hambacher Fest), um evento que marca o início da democracia alemã. O distrito foi formado em 1969 pela união dos distritos de Landau e Bergzabern.

No início, o nome do distrito era “Landau-Bad Bergzabern”, foi renomeado para Estrada do Vinho do Sudeste em 1978, devido à localização coincidir com a parte Sudoeste da Estrada do Vinho da Alemanha.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —