Sturmabteilung (SA)

Sturmabteilung (SA)

 

Sturmabteilung (SA)

Sturmabteilung, (em português: Destacamento Tempestade) abreviada como (SA) e usualmente traduzido como “Tropas de Assalto” ou “Secções de Assalto”, foi a milícia paramilitar durante o período em que o Nazismo exerceu o poder na Alemanha, no período denominado de Terceiro Reich.

Ernst Röhm, capitão do exército que se distinguiu pelo seu aprumado sentido de organização e capacidade de comando, foi o seu líder.

Os membros da “Sturmabteilungen” também eram conhecidos como camisas-castanhas, pela cor do seu uniforme (a cor provinha de fardamentos destinados a tropas alemãs que serviram na Tanzânia, durante a Grande Guerra, mas que nunca chegaram a ser distribuídos. Após a guerra foram adquiridos a preços módicos pelos nazis, para uniformizar as suas milícias).

Símbolo da Sturmabteilung (SA)

A “Sturmabteilung” (SA) constituiu, num certo período, uma das instituições mais activas da vida pública da Alemanha, e um dos suportes do poder político de Adolf Hitler.

Deve-se ressaltar que as (SA) não funcionavam como um exército ou uma tropa organizada, sendo a sua actividade muito ligada à provocação, intimidação e ao desacato do que a actividades militares. O próprio Hitler via a (SA) como uma tropa de pressão política, e não como núcleo do futuro exército do Reich, em oposição às ideias do líder das (SA), Ernst Röhm.

No momento em que deixaram de ser importantes, constituindo algo não só fora do seu controlo mas abertamente contra determinados ideais de Hitler, foram eliminadas.

As intrigas nascidas da conduta homossexual de Röhm, bem como, os seus ideais em contraponto com os de Hitler ditaram o seu fim, no episódio conhecido como “Noite das Facas Longas“. A partir daí, a Schutzstaffel (SS), sempre em oposição à Sturmabteilung (SA), ocupou o espaço de polícia política outrora destinado a estas.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Terceiro Reich