Wilhelm Friedrich (Wilhelm II) (1848-1921), Rei de Württemberg

Wilhelm Friedrich (Wilhelm II) (1848-1921), Rei de Württemberg

 
Wilhelm Karl Paul Heinrich Friedrich (Rei de Württemberg)

Guilherme II, Rei de Württemberg

Wilhelm Karl Paul Heinrich Friedrich (Wilhelm II), (em português: Guilherme II), foi o último Rei de Württemberg, de 1891 até à sua abdicação e abolição do reino em 1918, no final da Grande Guerra.

Guilherme era filho do príncipe Frederico de Württemberg e da princesa Catarina Frederica de Württemberg, filha do rei Guilherme I de Württemberg. Foi criado como herdeiro do seu tio Carlos I ao trono de Württemberg, tendo em vista a notória esterilidade do casal real.

Como príncipe da casa real, Guilherme tomou assento em 1870 na “Kammer der Standesherren” (Câmara dos Lordes). Embora tenha sido pouco assíduo às sessões legislativas, o príncipe herdeiro ocupou esse posto até 1891.

Estudou Direito em Tubinga e Gotinga e ingressou no exército prussiano em Potsdam. Com a deterioração da saúde de Carlos I, Guilherme passou a representá-lo oficialmente até à sua morte, em 1891.

Assume o trono de Württemberg, como “Guilherme II” em 6 de Outubro de 1891, após a morte de Carlos I. Já nessa época o reino era área de influência do Império Alemão e o novo rei teve os seus poderes bastante reduzidos.

Em 1918, com o término da Grande Guerra, onde teve a patente de Marechal, Guilherme II foi deposto juntamente com outros monarcas de tronos europeus.

Guilherme abdicou em 30 de Novembro de 1918. Encerrou mais de 800 anos de governo de Württemberg e assumiu o título de Duque de Württemberg. Desde então passou a viver com a sua esposa no Palácio de Bebenhausen, situado no estado de Baden-Württemberg.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães