Liga Hanseática (Die Hanse)
DIE HANSE (SÉC. XII A XVII)
Die Hanse, (em português, Liga Hanseática), foi uma aliança de cidades mercantis — alemãs ou de influência alemã — que estabeleceu e manteve um monopólio comercial sobre quase todo o Norte da Europa e do Báltico, em fins da Idade Média e começo da Idade Moderna (entre os séculos XII e XVII). Abrangeu cerca de 100 cidades, com Lubeque como centro. De início com carácter essencialmente económico, desdobrou-se posteriormente numa aliança política.
Para o Norte da Europa era exportado peixe seco, trigo, madeira, ferro, cobre, sal, lã e peles. Em troca eram trazidos tecidos, vinho, sal e especiarias. A rede comercial da Liga Hanseática abrangia o eixo Novgorod-Reval-Lübeck-Hamburgo-Bruges-Londres, e estava ligada às esferas comerciais de Veneza e de Génova, no Sul da Europa.
Com os descobrimentos marítimos de Portugal e Espanha — sobretudo a descoberta da América e a descoberta do caminho marítimo para a Índia, nos séculos XV e XVI, o comércio mundial procurou outras rotas, tendo então a Liga Hanseática entrado em declínio, até desaparecer no século XVII.