Sociedade das Nações (Liga das Nações)
SOCIEDADE DAS NAÇÕES (LIGA DAS NAÇÕES) (1919-1942/6)
Sociedade das Nações (do Francês, Société des Nations), também conhecida como Liga das Nações (do Inglês, League of Nations), foi uma organização internacional, idealizada em 28 de Abril de 1919, em Versalhes, nos subúrbios de Paris, onde as potências vencedoras da Grande Guerra se reuniram para negociar um acordo de paz. A última reunião ocorreu em Abril de 1946.
Um dos pontos do amplo tratado referia-se à criação de uma organização internacional, cujo papel seria o de assegurar a paz. Os principais objectivos da organização, tal como declarados no seu Pacto, incluíam a prevenção de guerras através da segurança colectiva e do desarmamento e a resolução de disputas internacionais através da negociação e arbitragem. As suas outras preocupações incluíam as condições de trabalho, tratamento justo dos habitantes nativos, tráfico de pessoas e de drogas, comércio de armas, saúde global, prisioneiros de guerra, e protecção das minorias na Europa.
O Pacto da Liga das Nações foi assinado a 28 de Junho de 1919 como Parte I do Tratado de Versalhes, e tornou-se efectivo juntamente com o resto do Tratado a 10 de Janeiro de 1920. A primeira reunião do Conselho da Liga teve lugar a 16 de Janeiro de 1920, seis dias depois da entrada em vigor do Tratado de Versalhes, e a primeira reunião da Assembleia da Liga teve lugar a 15 de Novembro de 1920. Em 1919 o presidente dos Estados Unidos da América Woodrow Wilson ganhou o Prémio Nobel da Paz pelo seu papel como principal arquitecto da Liga. A sede da organização passou, em Novembro de 1920, para a cidade de Genebra, na Suíça.
A criação da Liga das Nações foi baseada na proposta de paz conhecida como “Catorze Pontos”, proposta pelo presidente dos Estados Unidos da América Woodrow Wilson, em mensagem enviada ao Congresso dos Estados Unidos em 8 de Janeiro de 1918. Os Catorze Pontos propunham as bases para a paz e a reorganização das relações internacionais no fim da Grande Guerra, e o pacto para a criação da Sociedade das Nações constituíram os 30 primeiros artigos do Tratado de Versalhes.
Curiosamente, com a recusa do Congresso dos Estados Unidos da América em ratificar o Tratado de Versalhes, o país não se tornou membro do novo organismo. Eram cinco membros permanentes e seis rotativos, tendo estes o mandato vencido em três anos, com a possibilidade de reeleição.
Em Setembro de 1939, Adolf Hitler desencadeou a Segunda Guerra Mundial. Com o fracasso em manter a paz no mundo, a Liga das Nações foi extinta em 1942. Porém, em 18 de Abril de 1946, o organismo passou as responsabilidades à recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU).