Stuttgart

Stuttgart

Fevereiro 22, 2022 Não Por Editor
STUTTGART
Stuttgart

Estugarda

Stuttgart, (em português: Estugarda), é a capital e a maior cidade do estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. É a sexta maior cidade da Alemanha e está situada nas margens do Rio Neckar. Possui uma população de 606.588 habitantes de acordo com o censo demográfico de 31 de dezembro de 2011. É uma cidade independente (Kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis). Localiza-se no centro de uma área densamente povoada, cercada por um anel de cidades menores. Esta área chamada de Região de Estugarda tem uma população de 2,7 milhões de habitantes.

A cidade fica espalhada através de uma variedade de colinas (muitas delas vinhedos), vales e parques – incomuns para uma cidade alemã e muitas vezes uma fonte de surpresa para os visitantes que associam a cidade principalmente com sua reputação industrial de “berço do automóvel”. É sede do Legislativo Estadual, o Parlamento Regional, o Conselho Local e da Igreja Protestante do Estado de Württemberg, assim como uma das duas co-sedes do bispo da Diocese de Rotemburgo-Estugarda.

Estugarda é apelidada de Schwabenmetropole (metrópole da Suábia), por se encontrar localizada no centro da Suábia, e como referência ao dialecto suábio falado pelos seus habitantes nativos. Em Estugarda estão sediadas as indústrias automobilísticas “Mercedes-Benz” e “Porsche”, assim como outra empresa do ramo, a “Bosch”.

Estugarda foi provavelmente fundada por volta de 950, pouco antes da Batalha de Lechfeld, pelo duque Liudolfo da Suábia, um dos filhos do imperador Oto I ‘o Grande’.

Por volta de 1300, Estugarda foi a residência dos condes de Württemberg, que a expandiram e a fizeram capital do seu território (Territorialstaat). Estugarda foi elevada à categoria de cidade em 1321, quando foi a residência oficial do rei. O território à volta da cidade ficou conhecido como o Condado de Württemberg antes do conde ser elevado à categoria de duque pelo imperador do Sacro Império Romano, em 1495, quando a cidade foi a capital e residência ducal.

Em 1805, a Land (Estado) acedeu ao reino de Württemberg, pelo imperador Napoleão Bonaparte. Em meados do século XX, a cidade industrializou-se rapidamente graças às empresas “Daimler-Motoren-Gesellschaft”, “Benz & Cie.”, “Porsche” e “Bosch”. Em 1871, Estugarda possuía 91.000 habitantes, e na época em que Gottlieb Daimler fabricou um dos primeiros automóveis de combustão interna movido a gasolina numa pequena oficina em Cannstatt, na década de 1880, a população tinha aumentado para 176.000. Posteriormente, a sua empresa “Daimler-Motoren-Gesellschaft” desenvolveu na cidade a primeira motocicleta de combustão interna em 1885, e o primeiro automóvel de quatro rodas um ano mais tarde.

Em 1951, as regiões de Baden e Württemberg foram transformadas no Bundesland Baden-Württemberg.

A cidade foi fortemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial.

A fábrica de automóveis “Porsche AG” está instalada nesta cidade, e por isso a imprensa automobilística às vezes se refere a Estugarda como “a casa da Porsche”. Outra grande empresa automóvel instalada em Estugarda é a “Mercedes-Benz”.

Estugarda é conhecida pela sua rica herança cultural, em particular o seu Teatro do Estado (Staatstheater) e a Galeria do Estado (Staatsgalerie). O Staatstheater abriga a Ópera Estatal e três teatros menores e encena regularmente ópera, balé e produções de teatro, bem como espetáculos. O Staatstheater foi nomeado o ‘Teatro do ano’ da Alemanha/Áustria em 2006, na Suíça; a Ópera de Estugarda venceu o prémio de “Ópera do ano” seis vezes.

A cidade é o centro de uma das mais fortes regiões económicas da Europa e é o local mais inovador de alta tecnologia no continente. Pesquisas actuais têm apontado a região com as melhores perspectivas de futuro. Possui uma variedade de estrutura de negócios, que é caracterizada por uma mistura de companhias globais como a “Daimler AG” e “Porsche”, incluindo muitos líderes do mercado mundial, trabalhadores altamente qualificados e um dos principais cenários de pesquisa e desenvolvimento. Empresas de todas as indústrias e ramos operam na cidade. Estugarda possui o mais alto padrão geral de prosperidade de qualquer cidade na Alemanha.