Tübingen

Tübingen

Fevereiro 22, 2022 Não Por Editor
TÜBINGEN
Tübingen

Tübingen

Tübingen, (em português Tubinga), é uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Tübingen, região administrativa de Tübingen, estado de Baden-Württemberg. Tübingen é famosa pela sua universidade e a quantidade de estudantes nas ruas. Aqui encontram-se todas as nacionalidades, vivendo juntamente num bairro chamado “Waldhäuser Ost” (WHO), onde há casas reservadas para estudantes internacionais.

Localizada nas margens do Rio Neckar a cerca de 30 quilómetros a Sul de Estugarda, é a sede do distrito de Tübingen bem como o distrito administrativo com o mesmo nome e foi a capital de Württemberg-Hohenzollern de 1947 a 1952. Pertence à região de Neckar-Alb e à região metropolitana europeia de Estugarda. Juntamente com o seu vizinho a Leste, Reutlingen, forma um dos 14 centros regionais do Estado. Tübingen é a terceira maior cidade de tamanho médio em Baden-Württemberg, depois de Ludwigsburg e Esslingen am Neckar. Sendo a décima segunda maior cidade de Baden-Württemberg, Tübingen tem cerca de 90.000 habitantes. Tübingen é uma grande cidade distrital desde 1 de Abril de 1956.

Tübingen aparece pela primeira vez nos registos oficiais em 1191. O castelo local, Hohentübingen, tem registos que remontam a 1078, quando foi sitiado por Henrique IV, rei da Alemanha. O seu nome foi transcrito em latim medieval como Tuingia e Twingia.

Em 1262, foi estabelecido um mosteiro agostiniano pelo Papa Alexandre IV em Tübingen; em 1272, foi fundado um mosteiro franciscano. Em 1300, foi fundada uma escola latina (o actual Uhland-Gymnasium). Durante a Reforma Protestante, à qual o Duque Ulrich de Württemberg se converteu, em 1535, desestabilizou o mosteiro franciscano. Em 1342, o condado palatino foi vendido a Ulrich III, Conde de Württemberg e incorporado no condado de Württemberg.

Entre 1470 e 1483, foi construída a Igreja Colegial de S. Jorge. Os gabinetes da igreja colegial proporcionaram a oportunidade para o que pouco depois se tornou o acontecimento mais significativo na história de Tübingen: a fundação da Universidade Eberhard Karls pelo Duque Eberhard im Bart de Württemberg em 1477, tornando-a assim uma das universidades mais antigas da Europa Central. Actualmente, a universidade é ainda a maior fonte de rendimento para os residentes da cidade e uma das maiores universidades da Alemanha, com mais de 28.000 estudantes.

Entre 1622 e 1625, a Liga Católica ocupou a Luterana Württemberg no decurso da Guerra dos Trinta Anos. No Verão de 1631, a cidade foi invadida. Em 1635/36, a cidade foi atingida pela peste. Em 1638, as tropas suecas conquistaram Tübingen. No final da guerra, as tropas francesas ocuparam a cidade entre 1647 e 1649. Em 1789, partes da cidade velha arderam, mas foram mais tarde reconstruídas no estilo original.

Na era nazi, a Sinagoga de Tübingen foi queimada na “Kristallnacht” a 9 de Novembro de 1938. A Segunda Guerra Mundial deixou a cidade praticamente incólume, principalmente devido à iniciativa de paz de um médico local, Theodor Dobler. Foi ocupada pelo exército francês e passou a fazer parte da zona de ocupação francesa. De 1946 a 1952, Tübingen foi a capital do recém-formado estado de Württemberg-Hohenzollern, antes da criação do estado de Baden-Württemberg através da fusão de Baden, Württemberg-Baden e Württemberg-Hohenzollern. As tropas francesas tiveram uma guarnição estacionada no Sul da cidade até ao final da Guerra Fria na década de 1990.

Na segunda metade do século XX, a área administrativa de Tübingen foi alargada para além daquilo a que agora se chama a “cidade central”, para incluir várias pequenas cidades e aldeias periféricas. A mais notável entre estas é Bebenhausen, uma aldeia agrupada em torno de um castelo e a Abadia de Bebenhausen, um claustro cisterciense a cerca de 3,2 km a Norte de Tübingen.

Com a Universidade Eberhard Karls fundada em 1477, a cidade é uma das mais antigas cidades universitárias alemãs. A vida urbana é fortemente influenciada pelos cerca de 28.200 estudantes (a partir do semestre de Inverno de 2021/22). Tübingen é uma das cidades mais jovens da Alemanha, com uma idade média de cerca de 40 anos.