Batalha de Tannenberg ou de Grunwald (de 26 a 30 de Agosto de 1914)

Batalha de Tannenberg ou de Grunwald (de 26 a 30 de Agosto de 1914)

 

Batalha de Tannenberg

Batalha de Tannenberg ou Batalha de Grunwald foi um grande confronto militar travado durante a Grande Guerra, entre os exércitos alemão e russo, que ocorreu a zona Sul de Allenstein (hoje, Olsztyn), Prússia Oriental, no período de 26 a 30 de Agosto de 1914.

O lado alemão, representado pelo 8º Exército, possuía 150.000 combatentes, enquanto o 2º Exército Russo contava com 230.000 homens. A batalha foi vencida pelas forças alemãs que cercaram e destruíram as forças russas invasoras, no Sul da Prússia Oriental.

Inicialmente foi chamada de “Batalha de Allenstein” pela comunicação social alemã mas, a pedido do General Paul von Hindenburg foi, mais tarde renomeada, para fins de propaganda, como Batalha de Tannenberg. Na verdade, a cidade mais próxima da área principal da batalha não é Tannenberg (hoje Stębark), mas sim Hohenstein. Na historiografia alemã, a Batalha de Tannenberg foi uma derrota da Ordem dos Cavaleiros Teutónicos e porta-gládios, cavaleiros alemães de diversas terras germânicas, contra polacos, letões, um destacamento boémio e os contingentes russos de Smolensk, ocorrida em 1410.

A vitória alemã em Tannenberg debilitou o avanço russo no Leste da Alemanha e deixou a situação da Rússia na frente oriental extremamente precária.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Tratado de Versalhes e Fim do Império Alemão