Confederação da Alemanha do Norte (Norddeutscher Bund)

Confederação da Alemanha do Norte (Norddeutscher Bund)

1866 – 1871

   

Brasão-de-Armas da Confederação da Alemanha do Norte

A Confederação da Alemanha do Norte, (em alemão, Norddeutscher Bund), com existência entre 1866 e 1871, foi um Estado Federal composto por 22 estados do Norte da Alemanha.

Substituiu a Confederação Germânica (Deutscher Bund) que foi uma associação política e económica dos principais territórios de língua alemã, criada no Congresso de Viena, 1814–1815, sob hegemonia austríaca, que, por sua vez, tinha sucedido ao milenar Sacro Império Romano-Germânico, dissolvido em 1806 pelas invasões napoleónicas.

Mapa da Confederação da Alemanha do Norte (a azul no mapa)

A Confederação da Alemanha do Norte surgiu após a Prússia ter derrotado a Áustria e os outros estados remanescentes da Confederação Alemã, em 1866, na Guerra Austro-Prussiana.

Em oposição à Confederação Germânica, que foi um agrupamento flexível de estados independentes, a Confederação da Alemanha do Norte foi, de facto, um verdadeiro estado.

O seu território era composto por partes da Confederação da Alemanha, a Norte do Rio Main, com excepção do Luxemburgo, pelo Hohenzollern-Sigmaringen e pelos territórios orientais da Prússia e do ducado de Schleswig.

Excluiu a Áustria e os Estados da Baviera, Württemberg, Baden, Luxemburgo, Limburg, Liechtenstein e partes do Sul do Grão-Ducado de Hesse.

Otto von Bismarck (1815-1898), primeiro Chanceler do Império Alemão, de 1871 a 1890

O Reino da Prússia detinha 80% da população da Confederação, pelo que, em 1871 se tornou a base do Império Alemão, tendo aprovado a maior parte da constituição da federação à qual impôs a sua bandeira. Para chanceler nomeou Otto von Bismarck.

A sua constituição, que entrou em vigor em 01 de Julho de 1867, foi redigida por Bismarck que assegurou o controlo prussiano sobre o Norte da Alemanha, exercendo igualmente o mesmo controlo económico através da União Aduaneira (Zollverein).

Efectuou ainda tratados de paz secretos com os estados do Sul da Alemanha.

Embora tenha deixado de existir após a criação do denominado Império Alemão em 1871, a Confederação foi o alicerce para a constituição alemã adoptada nesse mesmo ano. Esta constituição outorgava imensos poderes ao novo chanceler, Otto von Bismarck, que foi nomeado pelo Presidente do Bundesrat (Concelho Federal e a maior autoridade do Império e dominado pela Prússia).

 

SIMBOLOGIA