Bangala (Povo)

Bangala (Povo)

 

Bangala (Povo)

Os Bangala, (singular: Mongala), são um conjunto de diferentes grupos étnicos das regiões do Médio Congo e Alto Congo e regiões limítrofes na bacia do Rio Congo. Esse grupo linguístico é formado por diversas etnias que originalmente falam várias línguas, como sejam, as línguas bantu, sudanesa e ubangi.

Alguns grupos étnicos pertencentes aos Bangala: Budja, Bobangi, Ngombe, Poto, Doko, Mondunga, Pakabete (boa), Mangbetu, Zande, Lese, Gbenza e Bozoki na província de Mongala. Os Ngbandi, Lendu, Lugbara, Ngbaka, Mbanza, Monzomba, Mwe, Libinza, Ngombe, Likoka Ngundu, etc. nos distritos de Nord-Ubangi e Sud-Ubangi. O Mongo no distrito de Equateur. O Lokele no distrito de Tshopo. Os Ekondas, Iyadjima (Iyalima), Bakutu, Boyela, Nkutshu, Ntomba, Sengele, Bolia, Bokote, Bongandu, Mbole, Nkutu em Mai-Ndombe. Reúne ainda os Batetela, Ndengese e Bakuba em Kasaï. Os Kusu em Maniema.

Os etnólogos às vezes agrupam ou assimilam os diferentes grupos étnicos do rio porque compartilham um estilo de vida e uma língua veicular comum, o lingala, aqueles localizados no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) têm o bangala como sua língua veicular. No entanto, as diferenças linguísticas e culturais entre esses povos permanecem e são bastante distintas. Apesar disso, em Kinshasa e Brazzaville, as pessoas desses povos se identificam primeiro com o grupo linguístico Bangala, depois com seu grupo étnico e sua aldeia. Isso se deve ao facto de que as populações Kinoise e Brazzavillois frequentemente designam esses povos sob o nome de Bangala, então alguns Kinshasa e Brazzavillois consideram o grupo linguístico Bangala como um grupo étnico. O grupo de línguas bangala teve grande importância política, durante a crise congolesa.

Os Bangala são grupos étnicos diversos encontrados na República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Sudão do Sul, Uganda e República do Congo.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Congo Belga
— FILATELIA —
   

S43-1912/21-37