Os Bateke, Teke, também conhecidos como Tyo ou Tio, é um grupo étnico Bantu da África Central que fala as línguas Teke. A sua população está situada principalmente na República Democrática do Congo e na República do Congo, com uma minoria no Gabão.
Omar Bongo, que foi presidente do Gabão no final do século XX, era um Teke.
O nome da tribo mostra que a sua principal ocupação era o comércio. A palavra teke significa ‘vender’. A economia dos Teke baseia-se principalmente na agricultura de milho, painço e tabaco, mas os Teke também são caçadores, pescadores qualificados e comerciantes. O “mfumu” era o chefe da família e o seu prestígio crescia à medida que os membros da família aumentavam. Os Teke muitas vezes escolhiam os ferreiros como chefes tribais. Os ferreiros eram importantes na comunidade e esta ocupação passava de pai para filho. Em termos de vida dos Teke, o chefe da aldeia era também escolhido como líder religioso, sendo o membro da tribo mais importante, por isso, detinha todas as poções e ossos espirituais que depois eram usados em cerimonias tradicionais, servindo para falar com os espíritos e assim governar com segurança o seu povo.
As máscaras Teke são usadas principalmente em cerimonias de dança tradicionais, como casamento, funerais e cerimónias de iniciação de jovens que entram na idade adulta. A máscara também é usada como um identificador social e político da estrutura social dentro de uma tribo ou família. Os Teke ou Kidumu são bem conhecidos pelas suas máscaras que são de madeira, redondas e planas, com padrões abstractos e motivos geométricos com linhas horizontais pintadas principalmente de azul escuro, preto, marrom ou com argilas. Todas as máscaras Teke tradicionais têm narizes em forma de triângulo. As máscaras têm fendas estreitas para os olhos para permitir que o mascarado veja sem ser visto. Possuem orifícios perfurados ao longo da borda para a fixação de um vestido de ráfia trançado com penas e fibras. A máscara é mantida no lugar segura entre os dentes do utilizador. O traje oculta o utilizador. As máscaras são originárias da região superior de Ogowe.