Friedrich Hermann Otto Finsch (1839–1917), Etnógrafo e Explorador

Friedrich Hermann Otto Finsch (1839–1917), Etnógrafo e Explorador

 

Friedrich Hermann Otto Finsch

Friedrich Hermann Otto Finsch foi um etnógrafo, naturalista e explorador alemão.

Finsch nasceu em Warmbrunn, na Silésia. Com 19 anos de idade viajou para a Bulgária, onde trabalhou como tutor privado. Nos tempos livres estudou história natural e publicou um artigo no “Journal fur Ornithologie”, sobre as aves da Bulgária. Chegou a ser conservador do Museu Holandês de História Natural, em Leiden, e em 1864 passou a ser o conservador do Museu de Bremen. Em 1876 acompanhou o zoólogo Alfred Brehm numa expedição ao Turquistão e ao Noroeste da China.

Finsch demitiu-se do seu posto de conservador do Museu em 1878 para continuar as suas viagens. Visitou a Polinésia, a Nova Zelândia, a Austrália e a Nova Guiné. Voltou à Alemanha em 1882. Em 1884 regressou à Nova Guiné como Comissionado Imperial de Otto von Bismarck e fez parte de negociações com vista a que a parte Noroeste da ilha, juntamente com a Nova Bretanha e a Nova Irlanda, se convertessem num protectorado alemão. Estas terras foram renomeadas como Terra do Kaiser Wilhelm e Arquipélago de Bismarck. A capital da colónia foi chamada de Finschhafen em sua honra.

Depois de regressar a Berlim Finsch passou dois anos como conselheiro da companhia “Neuguinea-Kompagnie”. Em 1898 foi nomeado conservador das colecções de aves do Rijksmuseum de Leiden e, em 1904, foi nomeado director do departamento de etnografia do Museu Municipal de Brunswick, localidade onde morreu.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Colónias Alemãs e Postos de Correio Alemão no Estrangeiro