Antigo Salão de Tecidos em Ypres (Halles aux draps)

Antigo Salão de Tecidos em Ypres (Halles aux draps)

 

Ypres

Ypres, ou Ieper (nome oficial em holandês), é um município belga da província de Flandres Ocidental. É uma cidade na Bélgica na Região Flamenga, capital do distrito homónimo na província da Flandres Ocidental. Está localizada no Noroeste da Bélgica, na região de Westhoek. A cidade tem 35.000 habitantes e é a sexta maior cidade da Flandres Ocidental. Juntamente com Lille e as cidades da antiga bacia mineira Nord-Pas-de-Calais em França, faz também parte de uma área metropolitana de quase 3,8 milhões de habitantes, conhecida em França como a área metropolitana de Lille, organizada em torno da Eurometropolis Lille-Kortrijk-Tournai.

O município é constituído pela cidade de Ypres e as vilas de Boezinge, Brielen, Dikkebus, Elverdinge, Hollebeke, Sint-Jan, Vlamertinge, Voormezele, Zillebeke, e Zuidschote. Em 1 de Janeiro de 2006, o município tinha 34.897 habitantes.

A cidade de Ypres cresceu em torno de uma propriedade carolíngia e de um mercado a cerca de 600 metros de distância. No século XI, estes dois centros tinham-se praticamente fundido para formar uma cidade com poderes administrativos, uma vez que um burgo governava a comunidade de Ypres em nome do conde de Flandres. Foi o local de nascimento de Guilherme de Ypres, um capitão mercenário que lutou com sucesso pelo Rei Estêvão de Inglaterra contra a Imperatriz Matilda.

Ypres é uma cidade histórica com um importante património arquitectónico, que testemunha a grandeza da cidade na Idade Média, quando era uma das principais cidades da Flandres, como Bruges e Gand. No século XIII, Ypres foi uma das maiores cidades da Europa, mas cedo caiu em declínio a favor dos seus vizinhos. Mais recentemente Ypres foi o centro das famosas batalhas de Ypres.

Durante a Grande Guerra (1914/18), a cidade e os seus monumentos históricos foram completamente destruídos. A maioria dos monumentos e casas antigas foram reconstruídos de forma idêntica após a guerra, o que deu origem a uma loucura pelo estilo regional, de modo que várias casas neo-flamengas (góticas, renascentistas, barrocas) mas inspiradas muito fielmente pelo antigo foram acrescentadas para completar o conjunto harmoniosamente, o que hoje dá a esta cidade um selo flamengo homogéneo e bem afirmado, reminiscente de Bruges.

Em 1917, os Alemães lançaram aqui um gás vesicante que, devido ao nome da cidade, ficou conhecido por iperite. Ypres foi, durante toda a Grande Guerra, palco de várias batalhas.

Na cidade pode-se visitar a Igreja de São Martinho, erigida no século XIII e ainda o mercado de Les Halles. É uma cidade muito antiga, tendo alcançado os 200.000 habitantes na Idade Média graças às suas indústrias têxteis.

 
ANTIGO SALÃO DE TECIDOS DE YPRES
 

Ypres, Halles aux Draps

Halles aux draps é um dos maiores edifícios civis góticos da Europa, dominando o “Grote Markt” em Ypres, na província da Flandres Ocidental, na Bélgica. O edifício original foi construído entre 1200 e 1304. Foi reconstruído exactamente como era em 1933-1967 depois de ter sido destruído durante a Grande Guerra.

Os salões de tecidos foram utilizados como local de comércio para os produtos da indústria de tecidos. O tecido era vendido em todas as portas do rés-do-chão, enquanto que o piso superior sob os telhados altos era uma área de armazenamento para a matéria-prima e o produto acabado, o que permitia à cidade controlar a produção e o comércio de uma forma fiscal e normativa. Na Idade Média, Ypres era famoso pelo seu tecido de lã de alta qualidade, que era exportado para toda a Europa e utilizado para fazer roupas de luxo.

O campanário de 70 metros de altura era o símbolo da autonomia da cidade, onde as cartas, arquivos e tesouros da cidade eram cuidadosamente guardados. Também serviu como atalaia. Os sinos foram utilizados para organizar e sincronizar a actividade da cidade.

O “Halles aux draps” é actualmente um Património Mundial da UNESCO. A maioria do edifício alberga o museu “In Flanders Fields” (Campos da Flandres), dedicado à Grande Guerra.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Tratado de Versalhes e Fim do Império Alemão
— FILATELIA —