Antigo Salão de Tecidos em Ypres (Halles aux draps)

Antigo Salão de Tecidos em Ypres (Halles aux draps)

 

Ypres

Ypres, ou Ieper (nome oficial em holandês), é um município belga da província de Flandres Ocidental. É uma cidade na Bélgica na Região Flamenga, capital do distrito homónimo na província da Flandres Ocidental. Está localizada no Noroeste da Bélgica, na região de Westhoek. A cidade tem 35.000 habitantes e é a sexta maior cidade da Flandres Ocidental. Juntamente com Lille e as cidades da antiga bacia mineira Nord-Pas-de-Calais em França, faz também parte de uma área metropolitana de quase 3,8 milhões de habitantes, conhecida em França como a área metropolitana de Lille, organizada em torno da Eurometropolis Lille-Kortrijk-Tournai.

O município é constituído pela cidade de Ypres e as vilas de Boezinge, Brielen, Dikkebus, Elverdinge, Hollebeke, Sint-Jan, Vlamertinge, Voormezele, Zillebeke, e Zuidschote. Em 1 de Janeiro de 2006, o município tinha 34.897 habitantes.

A cidade de Ypres cresceu em torno de uma propriedade carolíngia e de um mercado a cerca de 600 metros de distância. No século XI, estes dois centros tinham-se praticamente fundido para formar uma cidade com poderes administrativos, uma vez que um burgo governava a comunidade de Ypres em nome do conde de Flandres. Foi o local de nascimento de Guilherme de Ypres, um capitão mercenário que lutou com sucesso pelo Rei Estêvão de Inglaterra contra a Imperatriz Matilda.

Ypres é uma cidade histórica com um importante património arquitectónico, que testemunha a grandeza da cidade na Idade Média, quando era uma das principais cidades da Flandres, como Bruges e Gand. No século XIII, Ypres foi uma das maiores cidades da Europa, mas cedo caiu em declínio a favor dos seus vizinhos. Mais recentemente Ypres foi o centro das famosas batalhas de Ypres.

Durante a Grande Guerra (1914/18), a cidade e os seus monumentos históricos foram completamente destruídos. A maioria dos monumentos e casas antigas foram reconstruídos de forma idêntica após a guerra, o que deu origem a uma loucura pelo estilo regional, de modo que várias casas neo-flamengas (góticas, renascentistas, barrocas) mas inspiradas muito fielmente pelo antigo foram acrescentadas para completar o conjunto harmoniosamente, o que hoje dá a esta cidade um selo flamengo homogéneo e bem afirmado, reminiscente de Bruges.

Em 1917, os Alemães lançaram aqui um gás vesicante que, devido ao nome da cidade, ficou conhecido por iperite. Ypres foi, durante toda a Grande Guerra, palco de várias batalhas.

Na cidade pode-se visitar a Igreja de São Martinho, erigida no século XIII e ainda o mercado de Les Halles. É uma cidade muito antiga, tendo alcançado os 200.000 habitantes na Idade Média graças às suas indústrias têxteis.

 
ANTIGO SALÃO DE TECIDOS DE YPRES
 
Ypres, Halles aux Draps (Antigo Salão de Tecidos de Ypres)

Ypres, Halles aux Draps

Halles aux draps é um dos maiores edifícios civis góticos da Europa, dominando o “Grote Markt” em Ypres, na província da Flandres Ocidental, na Bélgica. O edifício original foi construído entre 1200 e 1304. Foi reconstruído exactamente como era em 1933-1967 depois de ter sido destruído durante a Grande Guerra.

Os salões de tecidos foram utilizados como local de comércio para os produtos da indústria de tecidos. O tecido era vendido em todas as portas do rés-do-chão, enquanto que o piso superior sob os telhados altos era uma área de armazenamento para a matéria-prima e o produto acabado, o que permitia à cidade controlar a produção e o comércio de uma forma fiscal e normativa. Na Idade Média, Ypres era famoso pelo seu tecido de lã de alta qualidade, que era exportado para toda a Europa e utilizado para fazer roupas de luxo.

O campanário de 70 metros de altura era o símbolo da autonomia da cidade, onde as cartas, arquivos e tesouros da cidade eram cuidadosamente guardados. Também serviu como atalaia. Os sinos foram utilizados para organizar e sincronizar a actividade da cidade.

O “Halles aux draps” é actualmente um Património Mundial da UNESCO. A maioria do edifício alberga o museu “In Flanders Fields” (Campos da Flandres), dedicado à Grande Guerra.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Tratado de Versalhes e Fim do Império Alemão
— FILATELIA —