
Augustinas Voldemaras
Augustinas Voldemaras foi uma figura política nacionalista lituana, primeiro-ministro da Lituânia em 1918, e novamente de 1926 a 1929. Representou o estado da Lituânia na Conferência de Paz de Paris e na Sociedade das Nações (ou Liga das Nações).
Insatisfeito com o governo de esquerda do presidente Kazys Grinius, Voldemaras e o seu colega nacionalista Antanas Smetona apoiaram o golpe de estado militar em Dezembro de 1926 e Voldemaras foi nomeado Primeiro-ministro pela segunda vez.
Orador brilhante, Voldemaras representou a ala radical da União Nacionalista Lituana, que criticava cada vez mais as políticas do presidente Smetona. Smetona afastou Voldemaras do cargo em Setembro de 1929 e exilou-se em Zarasai.
Voldemaras foi preso em 1934 após um golpe fracassado contra Smetona e cumpriu pena de prisão até ao seu exílio na França em 1938. De regresso à Lituânia, logo após a ocupação soviética da Lituânia, foi prontamente preso pelas autoridades soviéticas e morreu sob a sua custódia em Moscovo.