A Bomba Atómica, ou bomba nuclear, é uma arma de destruição em massa que tem como princípio de funcionamento a fissão nuclear.
Foi utilizada pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial.
História
Com o avanço da Segunda Guerra Mundial, foi preciso desenvolver armas mais potentes que pudessem causar maiores impactos nos adversários. Com essa intenção, os norte-americanos deram início a uma corrida contra a Alemanha Nazi para criar a primeira arma nuclear. A esse projecto foi dado o nome de “Projeto Manhattan”, que durou de 1942 até 1945, quando foi realizado o primeiro teste de um dispositivo de fissão nuclear.
A Segunda Guerra finalizou com o uso das primeiras bombas atómicas utilizadas na história da humanidade. As bombas foram lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de Agosto de 1945, respectivamente. Essas bombas ficaram conhecidas como “Little boy” e “Fat man”, por causa dos seus formatos e da capacidade de explosão de cada uma.
Funcionamento da Bomba Atómica
O funcionamento das bombas nucleares é semelhante, diferenciando-se apenas pelo elemento utilizado na composição. Os principais elementos que compõem as bombas são urânio-235 e plutónio-239. A bomba nuclear funciona pelo princípio da fissão nuclear, que é a divisão de um átomo instável pelo bombardeamento de partículas, como um neutrão. Isso gera uma reacção em cadeia que vai provocar a fissão nuclear dos outros átomos presentes.
Poder de destruição
O poder de destruição de bombas nucleares é medido em quilotonelada ou em megatonelada, unidades relacionadas com o poder de destruição de dinamites (TNT). A quilo-tonelada equivale à explosão de 1000 toneladas de dinamite, e a megatonelada corresponde a 1.000.000 (1 milhão) de toneladas de TNT.
Para efeito de comparação, a bomba atómica lançada em Hiroshima (conhecida como “Little boy”) possuía um poder de destruição equivalente a 16 mil toneladas de TNT, ou seja, 16 quilo-toneladas, e a bomba lançada em Nagasaki (a “Fat man”), à volta de 20 mil toneladas de TNT, ou seja 21 quilo-toneladas. Apesar dos danos causados, as bombas nucleares usadas na Segunda Guerra Mundial não estão entre as mais poderosas já feitas no mundo.
“Little boy”, a primeira Bomba Atómica usada na história
A bomba lançada sobre a cidade de Hiroshima era uma bomba nuclear de urânio-235 com uma potência estimada de 16 quilo-toneladas (1 quiloton = 1000 toneladas de TNT). Ela explodiu a uma altura de, aproximadamente, 570 metros do chão e provocou uma nuvem de fumo que alcançou 18 km de altura.
A sua explosão gerou uma bola de fogo com uma temperatura de aproximadamente 300°C, a qual atingiu um raio de 2 km de destruição, além de espalhar uma nuvem radioactiva. Isso resultou na morte de mais de 80 mil vítimas imediatas e um total de mais de 140 mil mortes em consequência das queimaduras e dos ferimentos causados pela explosão e dos danos causados pela exposição à radiação.