Câmara Municipal de Bad Waldsee (Bad Waldsee Kurhaus)

Câmara Municipal de Bad Waldsee (Bad Waldsee Kurhaus)

 

Bad Waldsee

Bad Waldsee é uma cidade na Alta Suábia em Baden-Württemberg, Alemanha. Faz parte do distrito de Ravensburg, situando-se a 20 km a Sul de Biberach an der Riß e a 20 km a Nordeste de Ravensburg. A cidade é conhecida pela zona histórica, com muitos monumentos e uma grande zona pedonal.

É o centro do distrito de Bodensee-Oberschwaben e é a sede dos municípios de Bad Waldsee, Aulendorf e Bergatreute.

Recebeu direitos de cidade em 1298. A autoridade foi exercida pelos “Lordes de Waldsee” que venderam os direitos ao Duque da Áustria, da Casa de Habsburgo. No entanto, em 1386, a Casa de Habsburgo prometeu a cidade de Waldsee ao mordomo Johann von Waldburg.

Em 1406, a cidade de Waldsee, juntamente com as cidades de Mengen, Riedlingen, Munderkingen e Saulgau, foram vendidas pela Casa de Habsburgo à Casa de Waldburg. Desde então, essas cidades ficaram conhecidas como as “Cinco Cidades do Danúbio” (fünf Donaustädte).

A Casa de Waldburg manteve o controlo das cidades até que Napoleão estabeleceu uma nova ordem europeia por meio da guerra e da política, o que tornou Waldsee parte do Reino de Württemberg em 1806. Em 1807, Waldsee foi elevada ao estatuto de município e a cidade ganhou destaque durante este período.

Em 1918, as moedas de níquel e cobre tornaram-se escassas por causa da Grande Guerra. Por isso, muitas comunidades foram forçadas a cunhar as suas próprias moedas. O conselho de Waldsee decidiu, em 13 de Março de 1918, cunhar moeda própria.

Waldsee manteve o estatuto de município até 1938, quando o governo nazi dissolveu os municípios e a povoação passou a fazer parte do novo Condado de Biberach e Ravensburg.

Durante a reestruturação económica, no pós Segunda Guerra Mundial, a cidade abriu o primeiro SPA de banho de lama em 1950. Com a construção de mais spas, a cidade obteve a designação “Moorheilbad”, concedida a cidades termais com lamas consideradas como tendo propriedades curativas. Em 1974, a cidade foi designada como “Kneippkurort”, designação concedida a cidades termais cujas águas sejam consideradas como tendo propriedades curativas.

 
CÂMARA MUNICIPAL DE BAD WALDSEE
 

Bad Waldsee Kurhaus

Bad Waldsee Kurhaus, (em português: Câmara Municipal de Bad Waldsee), foi construída em 1426 e é um dos ex-libris da cidade. Waldsee é um município da Alemanha localizado no distrito de Rhein-Pfalz-Kreis, estado da Renânia-Palatinado.

Um pilar da sala do presidente da Câmara, esculpido em pedra, transmite a mensagem: “anno domini 1426 do war daz hus angefangen und was burgermaister ulrich kudrer und baumaister“, referindo o ano, o construtor e o presidente da câmara de então.

Naquela época, em 1426, a cidade tinha cerca de 500 habitantes e a construção do edifício foi a reacção à opressão e aos ditames dos Senhores de Waldburg (da Casa Habsburgo), de quem dependeram até 1406. O edifício devia ser tão grande que pudesse rivalizar com o castelo e com a igreja da colegiada. Ulrich Kudrer não foi apenas um bom Presidente da Câmara, mas também um projectista engenhoso e, portanto, conseguiu superar as dificuldades com a arquitectura.

Nem tudo o que aconteceu nesta Câmara Municipal correspondeu à sua dignidade gótica. Só em 1586, na época da Caça às Bruxas, 17 mulheres de Waldsee foram condenadas à morte pelo tribunal da cidade e queimadas como bruxas.

A população reunia-se na Câmara Municipal para festas com bebidas e jogos de cartas até 1610. A estátua de São Miguel, que coroava o frontão, foi-se gradualmente desmoronando e, no século XIX foi substituída por uma nova figura, a “Justitia”. Como um aviso a todos, ela segura a balança da justiça sobre a cidade. Em baixo, um anjo protege os brasões da Áustria e de Waldsee.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —