Campanha de Galípoli, (de 25 de Abril de 1915 a 9 de Janeiro de 1916)

Campanha de Galípoli, (de 25 de Abril de 1915 a 9 de Janeiro de 1916)

 

Campanha de Galípoli

A Campanha de Galípoli, também conhecida como Batalha dos Dardanelos, teve como palco a península de Galípoli na Turquia, e ocorreu de 25 de Abril de 1915 a 9 de Janeiro de 1916, durante a Grande Guerra. Foi uma das campanhas mais custosas e trágicas da guerra. Forças britânicas, francesas, australianas e neozelandesas desembarcaram em Galípoli numa tentativa de invasão da Turquia e captura do estreito de Dardanelos. A tentativa falhou, com pesadas perdas para ambos os lados. Os Aliados retiraram-se do local durante os meses de Dezembro de 1915 e Janeiro de 1916.

As divisões ANZAC (Australian and New Zealand Army Corps) foram especialmente dizimadas e esta campanha passou a significar uma certa dissensão por parte do Aliados oriundos da Nova Zelândia e da Austrália, que acusaram as tropas britânicas de arrogância, crueldade e inaptidão, bem como os principais responsáveis pelo fracasso das operações. O “Anzac Day” (dia 25 de Abril) continua a ser a comemoração mais significativa dos veteranos na Austrália e na Nova Zelândia, superando o Dia do Armistício / Dia da Lembrança.

A Campanha de Galípoli repercutiu profundamente em todas as nações envolvidas. Na Turquia a batalha é percebida como um momento definitivo na história da nação, a defesa final da terra-mãe após séculos de desintegração do Império Otomano. A luta estabeleceu as bases para a Guerra de Independência Turca e a fundação da República Turca oito anos mais tarde, sob a batuta de Mustafa Kemal Atatürk, ele próprio um comandante em Galípoli.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Colónias Alemãs e Postos de Correio Alemão no Estrangeiro