Kazimierz IV Jagiellończyk (1427-1492), Rei da Polónia

Kazimierz IV Jagiellończyk (1427-1492), Rei da Polónia

 

Casimiro IV da Polónia

Kazimierz IV Jagiellończyk, (em português: Casimiro IV da Polónia, ou Casimiro Jaguelão), foi Rei da Polónia (entre 1447 e 1492) e Grão-duque da Lituânia. Procurou preservar a união da Polónia com a Lituânia e foi um dos mais destacados soberanos da história polaca.

Era o segundo filho de Władysław II Jagiełło (Ladislau II Jagelão) (1348-1434) com a sua quarta esposa, Zofja Holszanska. Quando o seu irmão sucedeu ao pai (1434) como Władysław III (Ladislau III), tornou-se o herdeiro imediato.

Após o assassinato de Sigismundo, duque da Lituânia, foi levado a Vilna para governar em nome do irmão, mas os nobres lituanos o proclamaram grão-duque (1440-1492), para assim poderem separar a Lituânia da Polónia. Os laços entre os dois países foram reatados após a morte de Ladislau (1444) e os polacos entregaram-lhe o trono dois anos depois. Agindo com habilidade, o jovem soberano conseguiu impor a sua autoridade nas duas terras.

Um acontecimento importante durante o seu reinado foi a vitória definitiva, na Guerra dos Treze Anos (1454-1466), sobre a Ordem Teutónica, conseguindo finalmente submeter os cavaleiros teutónicos (em 1466) quando tomou a foz do Rio Vístula, passando o seu reino a ter acesso ao mar Báltico.

Não organizou cruzadas contra os turcos, como tinha feito o seu irmão, mas construiu um sistema de defesa contra as constantes agressões do grão-duque de Moscovo. Falhou, entretanto, em não preparar a Lituânia para os ataques dos russos que se iniciariam seis anos antes da sua morte.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Tratado de Versalhes e Fim do Império Alemão