Catedral de Mainz (Mainzer Dom)

Catedral de Mainz (Mainzer Dom)

 

Mainzer Dom

Mainzer Dom ou Der Hohe Dom zu Mainz, (em português: Catedral de Mainz ou Mogúncia), também chamada Catedral de São Martinho, está localizada no centro histórico de Mainz (Mogúncia), na Alemanha. É dedicada a São Martinho de Tours. Em 2009, o edifício completou 1000 anos de existência.

O actual edifício da catedral começou a ser construído após 975, durante o período em que Willigis era arcebispo de Mogúncia (975-1011), e foi inaugurado em 10 de Agosto de 1009. A catedral é predominantemente românica, mas acréscimos exteriores e interiores efectuados durante séculos resultaram numa construção com vários estilos arquitectónicos, incluindo o gótico, o barroco e os estilos revivalistas do século XIX.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o bombardeamento aéreo de 11 e 12 de Agosto de 1942 causou um incêndio no claustro e nos telhados da nave. Em 8 e 9 de Setembro de 1944, outro ataque destruiu partes do claustro e das capelas laterais da nave. Também a Capela de São Gotardo foi muito afectada. As tarefas de reconstrução foram terminadas em 1975.

A Catedral de Mogúncia foi um lugar central para os reis e imperadores do Sacro Império Romano Germânico. Também foi o lugar escolhido para a realização de várias cortes (Reichtag) do Sacro Império, a última das quais ocorreu em 1517.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —