Chapéu Tradicional do Lago de Constança (Radhaube)

Chapéu Tradicional do Lago de Constança (Radhaube)

 

Bodensee

Bodensee, (em português: Lago de Constança), é uma das mais bonitas regiões da Alemanha. É conhecida pelas charmosas cidades situadas junto às margens do lago, pela sua grande oferta cultural e pela paisagem deslumbrante, composta pelos Alpes, pelas águas cristalinas do lago e a tranquilidade que oferece a quem a procura.

O Bodensee é o maior lago da Alemanha, sendo também o de maior profundidade. Chega a medir 14 quilómetros no seu ponto mais largo, 63 quilómetros no lado mais comprido e 254 metros no ponto mais profundo. Está situado a 395 metros acima do mar e a sua área total é de 536 km2.

Está situado na fronteira da Alemanha com a Suíça e a Áustria. Em nenhum outro lugar os três países de língua alemã são vizinhos tão directos.

 
CHAPÉU TRADICIONAL DO LAGO DE CONSTANÇA
 

Radhaube

Radhaube, o chapéu tradicional típico da região do Lago de Constança (Bodensee) é caracterizado principalmente pelos ornamentos feitos em fios de metal (lamé) de ouro e prata em ambos os lados. É produzido na frente e no verso com a mesma qualidade e usado nos trajes tradicionais na região em redor do Lago de Constança em ocasiões especiais, como apresentações de dança ou festivais.

A história deste adorno típico da área do Lago de Constança pode ser dividida em três épocas: origem e apogeu no século XIX, renovação dos trajes tradicionais por volta de 1920 e o renascimento por volta de 1955.

A extremidade, conhecida por “Spitz”, é o resquício da capa de “doucette” (touca) do século XVII. É constituída por uma renda de bilros de algodão, que também é suportada por uma estrutura de metal folheada a ouro.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —