Charles Wilkes (1798-1877), Explorador

Charles Wilkes (1798-1877), Explorador

 

Charles Wilkes

Charles Wilkes foi um explorador, pteridólogo e botânico norte-americano, conhecido pela expedição à volta do Mundo realizada entre 1838 e 1842 e pela sua controversa actuação no caso Trent, durante a Guerra Civil Americana, no qual atacou um navio do Royal Mail Ship, um navio mercante britânico contratado pela Royal Mail para transportar correio, que quase causou uma guerra entre os Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Oficial naval da Marinha dos Estados Unidos, distinguiu-se em várias ocasiões. Em 1838 foi comandante da United States Exploring Expedition, uma expedição de exploração dos mares da Antárctida. Partindo com os seus navios em Agosto de Hampton Roads, passou no Arquipélago da Madeira e no Rio de Janeiro, chegando à Terra do Fogo e, seguiu para Sul, para contornar pelo lado Oriental a península Antárctica até aos 70º Sul. Livrando-se do gelo, inverteu a rota no oceano Pacífico atingindo, por fim, as ilhas de Tuamotu e Samoa.

Voltou para a Austrália e chegou a Sydney, de onde só sairia em Dezembro de 1839, de novo na direcção Sul. Atingida a Antárctida, fez a navegação costeira da parte Oriental, dando nome à Terra de Wilkes. Depois explorou as Ilhas Fiji e o Havai, e aportou na costa dos Estados Unidos, fazendo várias descobertas. Atravessou o Oceano Pacífico e o Índico, dobrou o Cabo da Boa Esperança chegando à costa atlântica dos Estados Unidos, cumprindo uma circum-navegação do globo.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Colónias Alemãs e Postos de Correio Alemão no Estrangeiro