Colónias Alemãs – Ilhas Carolinas (Karolinen)

Colónias Alemãs – Ilhas Carolinas (Karolinen)

1899 – 1923

 

Ilhas Carolinas Alemãs (Karolinen)

 

As Ilhas Carolinas são um extenso arquipélago com cerca de 500 pequenas e dispersas ilhas de coral, a Leste das Filipinas e a Norte da Nova Guiné.

Este grupo de ilhas está localizado a Oeste do Oceano Pacífico e a Sudoeste do Havai e inclui os quatro principais grupos de ilhas das Ilhas Carolinas: Chuuk (ou Truk Lagoon), Kosrae, Pohnpei (ou Ponape) e Yap.

Politicamente, estes grupos são divididos entre os Estados Federados da Micronésia, na parte oriental do grupo, e Palau, no extremo ocidental.

Historicamente, esta área foi também chamada de Nuevas Filipinas ou Novas Filipinas, por fazerem parte das Índias do Oriente Espanhol e governada a partir de Manila, nas Filipinas.

 
História

O explorador português Diego da Rocha foi o primeiro europeu a visitar estas ilhas em 1527, chamando-lhes de Ilhas Sequeira, mas os navegadores espanhóis que as conheceram a partir de 1543 chamaram-lhes “Nuevas Filipinas”, até que o almirante Dom Francisco Lazeano lhes deu o nome de Carolinas, em homenagem ao Rei Carlos II de Espanha, em 1686.

Vicenzo Gioacchino Pecci (Papa Leão XIII) (1810–1903), Religioso

Visitaram-nas posteriormente alguns viajantes ocidentais, mas numa prematura chegada de missionários às ilhas, em 1732, resultou em vários ataques mortíferos contra os recém-chegados. Só em 1875, a Espanha reclama o grupo de ilhas, numa tentativa de fazer valer os seus direitos.

As Ilhas Carolinas foram posteriormente colocadas sob a administração das Índias Orientais Espanholas, a partir das Filipinas. A Alemanha, que tinha ocupado Yap, disputava os direitos deste grupo de ilhas com Espanha e, a fim de ser resolvida esta contenda, a decisão ficou sob a responsabilidade do Papa Leão XIII, em 1885. O Papa decidiu a favor da Espanha, mas permitiu aos Alemães os direitos de livre comércio. Só então Espanha começou a ocupar aquelas ilhas, em 1886.

Karl Rudolf von Bennigsen (1824–1902), Político

No Tratado Germano-Espanhol, como consequência da Guerra Hispano-Americana de 1898, a Espanha vende as ilhas à Alemanha, a 12 de Outubro de 1899, por 25 milhões de pesetas, correspondendo a 17 milhões de marcos, passando esta a administrá-las como Karolinen (Carolinas), administrativamente associadas à Nova Guiné Alemã e dirigidas por um Vice-Governador.

Nesse mesmo dia, Rudolf von Bennigsen, Governador da Nova Guiné Alemã, chega a Pohnpei, a bordo do SMS Jaguar para tomar posse do Leste das Ilhas Carolinas de Kosrae, Pohnpei e Chuuk da Espanha.

A estação de cabos submarinos de Yap na Menado-Yap-Guam-Xangai é inaugurada a 28 de Abril de 1905. As possessões Alemãs no Pacífico deixam de estar dependentes do controlo Britânico sobre os cabos.

Oficial Alemão e nativos

Em 1910, o mandato Alemão sobre as mudanças sociais causa a Rebelião dos Sokehs, uma revolta nativa nas Ilhas Carolinas Orientais. O comissário do distrito, o Capitão Boeder e vários oficiais Alemães são mortos antes de um barco patrulha chegar e restaurar a ordem.

Dois navios de guerra Britânicos apareceram em Yap a 12 de Agosto de 1914. Um bombardeamento de um dos navios Britânicos destrói a estação sem fios de Angaur e deixa um aviso, anunciando que o protectorado de toda a Nova Guiné Alemã seria ocupado em nome de George V. Os Japoneses ocupam Yap e Ponape sem resistência.

Em 1919, a Alemanha assina o Tratado de Versalhes e cede toda a soberania das Ilhas Carolinas.

O Japão recebeu um mandato da Sociedade das Nações (ou Liga das Nações) sobre as Ilhas Carolinas em 1920.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão teve uma grande base em Chuuk (Truk Lagoon), que os Aliados efectivamente neutralizaram durante a Operação Hailstone.

Após a guerra, as ilhas tornaram-se territórios sob a tutela dos Estados Unidos. Em 1991, as ilhas ganharam total independência.

 
HISTÓRIA POSTAL NAS ILHAS CAROLINAS

Selo das Ilhas Carolinas Alemãs (Karolinen)

Os Serviços Postais Alemães iniciaram-se a partir de 12 de Outubro de 1899.

O Serviço Postal de e para as Ilhas Carolinas era ocasional e dependia dos navios visitantes.

Com a aquisição das ilhas, a Alemanha rapidamente instala um sistema postal.

Em 1900, Yap e Ponape foram pontos de paragem do correio regular entre a Nova Guiné Alemã e Hong Kong. Inicialmente, o serviço era efectuado pelas “Linhas do Correio a Vapor do Império” (Reich Mail Steamer Lines), com a ajuda de subsídios governamentais e, em 1902, a Companhia Jaluit tomou conta do serviço.

O Japão ocupou as ilhas em Outubro de 1914, passando a usar-se selos Japoneses até ao final da Segunda Guerra Mundial.