Colónias Alemãs – Ilhas Marianas (Marianen)

Colónias Alemãs – Ilhas Marianas (Marianen)

1899 – 1919

Ilhas Marianas Alemãs (Marianen)

As Ilhas Marianas, também conhecidas por “Marianas” e igualmente popularizadas até ao início do século XX como “Ladrones Islands”, do espanhol “Islas de los Ladrones” que significa “Ilhas dos Ladrões”, formam um arquipélago em formato de arco.

Estas ilhas encontram-se a Sul do Japão e a Norte da Nova Guiné, imediatamente a Leste do Mar das Filipinas. O extremo Sul desta cadeia de Ilhas é a Ilha de Guam, perto do Japão.

As Ilhas Marianas são a parte Norte do grupo de Ilhas da Micronésia, embora a sua administração estivesse sob uma jurisdição diferente das restantes ilhas geograficamente pertencentes à Micronésia.

As ilhas foram assim chamadas em honra da Rainha de Espanha Mariana da Áustria, no século XVII, data do início da colonização Espanhola no arquipélago.

 
História

Fernão de Magalhães (1480–1521), Navegador

O primeiro Europeu a ver este grupo de ilhas foi Fernão de Magalhães que, a 6 de Março de 1521, observou as duas ilhas mais a Sul e navegou entre elas durante uma expedição mundial espanhola de circum-navegação. Em 1667, a Espanha reivindicou-as formalmente, estabelecendo aí uma colónia. As Marianas, e especificamente a ilha de Guam, foram escala de galeões espanhóis vindos de Acapulco, do México para Manila, nas Filipinas, numa caravana conhecida como Galeão de Manila.

As Ilhas Marianas permaneceram como uma colónia espanhola sob o governo-geral das Filipinas até 1898 quando, e como resultado da Guerra Hispano-Americana, a Espanha é obrigada a ceder Guam aos Estados Unidos.

No tratado de 12 Fevereiro 1899, as restantes ilhas do Arquipélago das Marianas, excepto Guam, foram vendidas pela Espanha à Alemanha por 837.500 marcos de ouro Alemães. Juntamente com mais 6000 ilhas de outros grupos de ilhas, como as Ilhas Carolinas e de Palau, todas formalmente sob controlo Espanhol, nesta altura indefensáveis, estas ilhas acabaram por ser incorporadas como uma pequena parte do extenso protectorado Alemão na Nova Guiné. Os Alemães estabeleceram prontamente um centro administrativo em Saipan, que tinha servido como sede da administração Espanhola após a captura de Guam pelos Americanos em 1898.

Colonos alemães e nativos

O controlo Alemão nas Marianas do Norte terminou abruptamente com o início da Grande Guerra. O Japão, um membro da Tríplice Entente, começou a ocupar as ilhas em 1914. Depois da Alemanha e do resto das Potências Centrais perderem a guerra, todas as ilhas do Pacífico que tinham sido controladas pelos alemães foram confiadas ao Japão pela Sociedade das Nações (ou Liga das Nações), sob mandatos territoriais (similar ao moderno Protectorado das Nações Unidas). A estas ilhas juntam-se igualmente as Ilhas Marianas do Norte, excepto Guam.

O Japão recebeu as Ilhas Marianas do Norte após a Grande Guerra, nos termos do Tratado de Versalhes, a 28 de Junho de 1919, e posteriormente, sob mandato da Liga das Nações a 17 de Dezembro de 1920. Os Estados Unidos, que continuaram a manter Guam, reconheceram este mandato a 11 de Fevereiro de 1922.

Tropas japonesas ocuparam Guam durante a Segunda Guerra Mundial

Com o início da Segunda Guerra Mundial no Pacífico em Dezembro de 1941, os Japoneses tomaram imediatamente Guam, uma possessão dos EUA desde 1898, efectivando o completo domínio Japonês nas Ilhas Marianas.

Entre Junho e Julho de 1944, as Ilhas Marianas foram neutralizadas com a recaptura de Saipan, Tinian e Guam. Guam foi capturada pelo Japão numa ofensiva que se iniciou um dia depois do ataque a Pearl Harbour. Os Estados Unidos recapturaram-na em Julho de 1944.

Após a Guerra e como resultado directo deste conflito, as Ilhas Marianas do Norte ficaram sob controlo dos EUA de forma semelhante à que aconteceu no passado às ilhas quando foram ocupadas pelo Japão após a Grande Guerra.

As Ilhas Marianas não se uniram ao território de Guam, em parte devido às tensões residuais do pós-guerra, resultantes das diferenças das suas histórias. Guam foi ocupada pelo Japão apenas 31 meses e durante a guerra. As Ilhas Marianas do Norte foram mais pacificamente ocupadas pelo Japão, durante cerca de 30 anos.

Actualmente, as Ilhas Marianas são compostas por duas jurisdições dos EUA: o território de Guam e a Comunidade das Ilhas Marianas do Norte.

 
HISTÓRIA POSTAL NAS ILHAS MARIANAS ALEMÃS

Selo das Ilhas Marianas Alemãs (Marianen)

Os Serviços Postais Alemães nas Ilhas Marianas iniciaram-se a 18 de Novembro de 1899.

A primeira agência postal a abrir foi em Saipan.

Os serviços Postais Alemães encerraram com a ocupação Japonesa a 14 de Outubro de 1914.