Confederação do Reno (Rheinbund) (1806-1813)

Confederação do Reno (Rheinbund) (1806-1813)

 

Rheinbund

Rheinbund, (em português: Confederação do Reno ou Liga Renana), foi constituída por Napoleão Bonaparte em 12 de Julho de 1806, no contexto da Terceira Coligação contra a França, através do Tratado de Presburgo.

Foi uma confederação de estados alemães formada por iniciativa do imperador francês Napoleão em Paris em 1806. A Confederação foi fundada como uma aliança militar com o Império Francês por meio da Lei da Confederação do Reno.

Napoleão Bonaparte desempenhou o papel de um “Bundesprotektor” (protector federal), no sentido político de poder protector. A própria França não era membro da Confederação.

A Confederação do Reno permaneceu, essencialmente, como uma aliança militar entre os estados alemães e a França. A aliança entrou em colapso após a derrota de Napoleão na Batalha de Leipzig em 1813.

Durante muito tempo a Confederação do Reno foi vista, na historiografia prussiano-alemã, apenas como uma forma de assegurar o domínio napoleónico. Hoje, as reformas realizadas nos estados da Confederação do Reno, ao lado das reformas prussianas, são consideradas passos importantes em direcção do estado, na economia e na modernização social dos Estados membros.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães