Deutscher Bund, (em português: Confederação Germânica), consistiu numa união política dos estados alemães entre 1815 e 1866, que decorreu do Acto Federativo de Viena, a 9 de Junho de 1815, como resultado do Congresso de Viena (1815), após a derrota de Napoleão Bonaparte.
Sucedeu ao milenar Sacro Império Romano-Germânico, dissolvido em 1806 pelas invasões napoleónicas.
Esta confederação, criada sobre as cinzas da Confederação do Reno, tem os actos da unificação napoleónica como base. A presidência honorífica é dada ao imperador da Áustria, sendo o órgão essencial a Dieta de Frankfurt, composta por representantes dos Estados da Confederação Alemã e constituía o órgão dirigente. Criada no Congresso de Viena (1815) e presidida pela Áustria, funcionou como uma assembleia federal, mas dispunha dos recursos financeiros e militares necessários.
Esta assembleia era pouco relevante, faltando-lhe os meios de acção essenciais, apesar de dispor de um exército de 300 mil homens. Na verdade, o poder estava nas mãos de um comité permanente, com apenas 17 membros. As rivalidades entre a Áustria e a Prússia, após a vitória prussiana em Sadová (1866), levaram à dissolução da Confederação e da Dieta.
A constituição desta liga não foi mais do que a confirmação da vontade dos príncipes alemães em conservar uma maior autonomia política. Por outro lado, a Áustria privava a Prússia de levar a cabo a unidade alemã. Esta última será uma das lutas constantes da história da Confederação Germânica, levando mesmo à sua dissolução. A outra é a dos liberais, herdeiros da Revolução Francesa, que lutam pela instituição de várias liberdades prometidas no Acto Federativo. Uma delas é a liberdade da imprensa, retirada por ordem da Áustria após a conferência de Karlsbad, em 1819.
A Confederação foi dissolvida em 1866 após a vitória prussiana na Guerra Austro-Prussiana – causada pela rivalidade entre estes dois Estados na disputa pela hegemonia política sobre os territórios de língua alemã – e substituída pela Confederação da Alemanha do Norte (Norddeutscher Bund), estrutura análoga, mas sob hegemonia prussiana que excluía a Áustria.
O posterior Império Alemão (Deutsches Reich), proclamado em 1871, integrou os membros da liga à excepção da Áustria, Luxemburgo, Limburgo e Liechtenstein.