Conferência de Potsdam (de 17 de Julho a 2 de Agosto de 1945)

Conferência de Potsdam (de 17 de Julho a 2 de Agosto de 1945)

 

Conferência de Potsdam

A Conferência de Potsdam ocorreu em Potsdam, Alemanha (perto de Berlim), entre 17 de Julho e 2 de Agosto de 1945. Os participantes foram os países aliados vitoriosos na Segunda Guerra Mundial, que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que se tinha rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de Maio, Dia da Vitória na Europa. Os objectivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz para contornar os efeitos da guerra.

A Conferência de Potsdam contou com a presença do presidente Harry Truman dos EUA, o primeiro-ministro Clement Attlee do Reino Unido e o marechal Josef Stalin (Estaline,) presidente da URSS. Destinou-se a fixar a política a seguir para com a Alemanha vencida na guerra, a lançar os fundamentos da paz futura na Europa e no Mundo, e a resolver todas as dificuldades provocadas pela guerra. A Conferência teve lugar em Potsdam, por esta cidade ser considerada o centro simbólico do militarismo e da agressividade prussiana, com o que se quis demonstrar o fim desses valores.

O acordo de Potsdam tinha como objectivos a formação de um Conselho de Organização e Controlo, composto pelos ministros dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, União Soviética, França, China e Estados Unidos, que teria como função estudar e propor os textos dos tratados de paz com a Itália, a Roménia, a Bulgária, a Hungria e a Finlândia, além da própria Alemanha. Pretendia ainda dar ao povo germânico a oportunidade de retomar a sua vida em bases democráticas e pacíficas, e banir toda a legislação nazi discriminatória quanto à raça, crença religiosa e opinião política.

Ficou ainda determinado que a Alemanha perderia todos os territórios conquistados antes e durante a guerra. Os comandantes-chefes das quatro principais nações aliadas passariam a controlar, cada um, uma zona definida da Alemanha, cabendo à União Soviética a parte Oriental e aos Estados Unidos, França e Inglaterra a parte Ocidental. Esta divisão daria origem, passados escassos anos, às duas Alemanhas – República Federal da Alemanha (RFA) e República Democrática Alemã (RDA).

Procedeu-se, também, ao completo desarmamento da Alemanha. Foram extintas todas as forças germânicas de terra, mar e ar, bem como as Schutzstaffel (SS), Sturmabteilung (SA) e Gestapo. As associações de veteranos de guerra, as juventudes militarizadas e os clubes e associações para-militares foram também extintos.

A União Soviética apropriar-se-ia, para si e para a Polónia, da produção e dos equipamentos militares da zona que lhe foi entregue. Receberia ainda 15% da produção excedente da zona ocidental e mais 10% do seu equipamento industrial, ao mesmo tempo que renunciava à sua parte do ouro confiscado pelas nações ocidentais.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
Tratado de Versalhes e Fim do Império Alemão
Terceiro Reich
Segunda Guerra Mundial