Fernão de Magalhães foi um navegador português que se notabilizou por ter encabeçado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, de 1519 até 1522, ao serviço da Coroa de Castela. A expedição espanhola Magalhães-Elcano.
Nascido numa família nobre, em 1505 viajou para as Índias Ocidentais, participando de várias expedições militares. Em 1512 foi na armada de António de Abreu à descoberta das Molucas, também conhecidas como as Ilhas das Especiarias, mas só o navio de Francisco Serrão, que se perdeu das restantes embarcações, chegaria às Molucas do Norte, produtoras do desejado cravo, pois os demais navios regressariam a Malaca após terem ido, apenas, às Molucas do Sul ou arquipélago de Banda, produtoras de noz-moscada e maçã, o que fez com que Magalhães não tivesse conhecimento directo das Molucas do cravo, as mais importantes, economicamente, à época.
A serviço do rei de Castela, Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico (também rei de Aragão e Itália entre outros títulos), planeou e comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo no extremo Sul do continente americano, a atravessar o estreito que hoje leva o seu nome e a cruzar o Oceano Pacífico, que nomeou. Fernão de Magalhães foi morto em batalha em Cebu, nas Filipinas durante a expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano até ao regresso em 1522.