Joseph Xaver (Friedrich August I) (1750-1827), Rei da Saxónia

Joseph Xaver (Friedrich August I) (1750-1827), Rei da Saxónia

 

Frederico Augusto I, “O Justo”

Joseph Maria Anton Johann Nepomuk Aloys Xaver (Friedrich August I “der Gerechte”), (em português: Frederico Augusto I, “O Justo”), foi o Eleitor da Saxónia como Frederico Augusto III de 1763 até 1806. Quando o Eleitorado da Saxónia foi elevado a Reino da Saxónia, Frederico reinou até à sua morte. Era filho de Frederico Cristiano, Eleitor da Saxónia, e da sua esposa Maria Antónia da Baviera, que serviu como sua regente durante a sua menoridade, até à sua ascensão em 1768. O seu tio, o príncipe Francisco Xavier, era o seu representante.

Sob o seu comando, a Saxónia voltou a recuperar. O Exército passou de 18.000 para 30.000 soldados e, em geral, participou da política prussiana. Frederico Augusto foi forçado a juntar-se à Quarta Coligação Anti-Francesa durante a revolução, mas após a derrota na Batalha de Jena (1806), contra Napoleão Bonaparte, fez as pazes com a França.

A Saxónia fez parte da Confederação do Reno, criada em 12 de Julho de 1806 em Paris. A 6 de Agosto de 1806, Napoleão concedeu-lhe o título real, formando o Reino da Saxónia.

Frederico Augusto I foi também duque de Varsóvia (1807-1815) (como Fryderyk August I). Era neto do rei Augusto III da Polónia e, por isso, Napoleão obrigou-o a assumir o título do novo estado satélite que se configurava como uma monarquia parlamentar. Ambos os estados formaram uma união pessoal, permanecendo independentes, mas sob o mesmo soberano.

A sua aliança com Napoleão Bonaparte, de quem foi um dos aliados mais fiéis, terminou com a derrota na Batalha de Leipzig. Os aliados trataram-no, em 1813, como um prisioneiro de guerra. A Saxónia ficou sobre administração da Prússia e só recuperou a soberania plena após uma troca de terras no Congresso de Viena entre a Rússia, a Prússia e a Saxónia, que resultou na perda de dois terços do território.

Frederico Augusto foi sucedido como rei da Saxónia pelo seu irmão mais novo, António Clemente (Anton Clemens).

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães