Friedrich Franz Michael (Friedrich Franz IV), (em português: Frederico Francisco IV), foi o último Grão-duque de Mecklemburgo-Schwerin, entre 1897 e 1918, e regente de Mecklemburgo-Strelitz em 1818.
Nasceu em Palermo, filho de Frederico Francisco III de Mecklemburgo-Schwerin e da grã-duquesa Anastásia Mikhailovna da Rússia. Sucedeu ao seu pai como grão-duque no dia 10 de Abril de 1897, mas por ser menor de idade, o grão-ducado foi governado pelo seu tio, o duque João Alberto, até Frederico atingir a maioridade no dia 9 de Abril de 1901.
No dia 7 de Junho de 1904, Frederico Francisco casou-se com a princesa Alexandra de Hannover (1882–1963) em Gmuden. Era a segunda filha mais velha de Ernesto Augusto, Príncipe Herdeiro de Hannover e da sua esposa, a princesa Tira da Dinamarca, uma filha do rei Cristiano IX da Dinamarca. Tiveram cinco filhos.
Após o suicídio do grão-duque Adolphus Frederick VI (Adolfo Frederico VI) de Mecklemburgo-Strelitz em 1918, Frederico Francisco passou a ser regente de Strelitz, uma vez que o herdeiro do ducado, o Duque Carlos Miguel, estava a servir no exército Russo à data e tinha declarado que desejava abdicar dos direitos de sucessão. Frederico Francisco abdicou do seu título no dia 14 de Novembro de 1918, após a derrota do Império Alemão na Grande Guerra. A regência acabou na mesma altura.
Frederico Francisco morreu no dia 17 de Novembro de 1945 em Flensburgo, depois de ser preso pela Força Aérea Real do Reino Unido, a 9 de Novembro do mesmo ano sob a acusação de ser nazi. Foi sucedido como chefe de família pelo seu filho, o grão-duque-herdeiro Frederico Francisco.