Friedrich August (Friedrich II) (1857-1928), Grão-duque de Baden

Friedrich August (Friedrich II) (1857-1928), Grão-duque de Baden

 

Friedrich Wilhelm Ludwig Leopold August (Friedrich II)

Friedrich Wilhelm Ludwig Leopold August (Friedrich II), (em português: Francisco II), foi o último Grão-duque de Baden. Reinou de 1907 até à abolição das monarquias alemãs em 1918. O Estado de Baden teve origem no território do antigo Grão-Ducado. Em 1951/52 passou a fazer parte do novo estado de Baden-Württemberg.

Filho mais velho de Frederico I de Baden e da princesa Luísa da Prússia, a única filha do imperador Guilherme I da Alemanha, Frederico tornou-se Grão-duque com a morte do seu pai, em 28 de Setembro de 1907. Ainda como estudante da Universidade de Heidelberg, foi membro do Corpo de Estudantes Alemães, uma organização estudantil. Frederico também teve uma carreira militar e recebeu, entre outras ordens, a Cruz de Ferro.

Após a morte da sua prima Carola de Vasa, Frederico passou a ser o representante da descendência dos reis da Suécia da Casa de Holstein-Gottorp.

No dia 20 de Setembro de 1885, Frederico desposou a princesa Hilda de Nassau, a única filha do grão-duque Adolfo de Luxemburgo. Não houve, contudo, descendência com esta união.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães